Série de jantares com chefs duas estrelas no Guia Michelin começa em março

Home / Colunistas / Acontece / Série de jantares com chefs duas estrelas no Guia Michelin começa em março

A julgar pela vinda de Gilles Tournadre, chef que integra o evento “A Mesa dos Chefs” – série de jantares internacionais com chefs 2 estrelas Michelin em 2017 – tudo leva a crer que o ano será promissor para “foodies” e amantes da alta gastronomia. Iniciativa dos sócios Carole Hilton e Joffrey Teisseire, esta primeira edição acontece dias 14,15 e 16 de março no hotel Grand Hyatt São Paulo, e conta com o apoio da Maison Taittinger.

Durante esses três dias, o chef transformará o restaurante Eau na sua própria cozinha, sugerindo a idéia de “Restaurante Efêmero”, para oferecer experiências baseadas no conceito Artfood, mostrando ao público as técnicas que o levaram a adquirir duas estrelas no célebre e cobiçado Guia Michelin. Os jantares custarão R$ 650 por pessoa e poderão ser adquiridos através do Foodpass ou pelo telefone (11) 4111-8747.

No menu constam:

Les noix de Saint-Jacques poêlées, radis Façon « Pickles », houmous de betteraves, salade de cœur de palmier
(Vieiras de Picinguaba salteadas, picles de rabanete, húmus de beterraba, salada de pupunha)

Le filet de bar au Cidre, chutney de pommes aux oignons, crème mousseuse au Calvados
(Filé de namorado na cidra de maçã, chutney de Grany Smith, cebola assada, espuma de creme ao calvados)

File de namorado na cidra de maça

L’émincé de Bœuf mariné et légumes du moment dans un bouillon thaï
(Emincé de wagyu marinado, legumes orgânicos do jardim, consomê de especiarias asiáticas e capim santo)

Le filet de canard laqué aux épices, caviar d’aubergine au curry noir, façon Tandori
(Filé de pato laqueado, caviar de berinjela ao curry preto caseiro, redução de tandori)

Millefeuille à la Vanille Bourbon
(Mil folhas de baunilha Bourbon)

Millefeuille à la Vanille Bourbon

Vacherin légèrement meringué à la pâte citron et aux fruits exotiques
(Vacherin merengue, creme de limão siciliano e frutas exóticas)

Outros três jantares da série estão previstos para os meses de maio, setembro e novembro, segundo os idealizadores do projeto. “A idéia é focar em chefs que estão se destacando no mundo inteiro – não necessariamente só na França, mas em outras regiões como Itália, Espanha e Inglaterra, apenas citando algumas”, informam Carole e Joffrey.

Sobre Gilles Tournadre

Proprietário do charmoso e concorrido restaurante Gill, em Rouen, titular de duas estrelas no Guia Michelin, Gilles Tournadre faz um perfeito equilíbrio entre as cozinhas do ocidente e do oriente, e retira de cada uma seus melhores atributos para proporcionar experiências sublimes, onde o grande protagonista é o ingrediente, no melhor estilo “farm to table”.

Sua história na gastronomia começa cedo, aos 15 anos, como aprendiz das cozinhas do lendário La Couronne de Rouen, um dos mais antigos auberges da região. Dali, um salto para cozinhas estreladas como Albert, em Paris, L’Auberge des Templiers e Lucas Carton, Taillevent e Château D’Andrieu, antes de abrir sua própria casa. Um percurso virtuoso que não lhe impediu de manter a atitude discreta, a economia de palavras, embora o talentoso chef mereça ocupar o pódio dos gênios da gastronomia.

Gilles Tournadre é um chef que foge da pecha de “celebridade” e do estrelismo, e que almeja apenas proteger o produto, os ingredientes – essas sim, verdadeira estrelas de sua cozinha excepcional. Ele a define como “cozinha simples”, que busca o essencial, o genuíno, o sublime, sem invencionices e exageros.

Serviço

14, 15 e 16 de março – 20h30

Hotel Grand Hyatt São Paulo

Valor : R$ 650 por pessoa

Reservas : (11) 4111-8747 e FoodPass

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente