Sardinha na Brasa é um dos mais representativos pratos da culinária portuguesa. É incrível como algo tão simples ganhou adeptos no mundo inteiro. No sábado, aqui por casa, foi um dia dedicado a Portugal. Claro que a Sardinha na Brasa não poderia faltar. O preparo ficou sob a responsabilidade de meu amigo Roberto Franco (marido da Regina Franco, colaboradora frequente do OBA Gastronomia), que caprichou e bem.
Como disse acima, seu preparo é fácil, mas requer alguns cuidados e a atenção que devemos ter sempre em cozinha. O único ingrediente que é usado é o sal grosso. No mais, uma grelha própria ajuda bastante na hora de virar os peixes.
Dicas para preparar Sardinha na Brasa
Passo alguns cuidados que encontrei no site português Lifestyle.sapo.
– Ao comprar a sardinha, prefira a fresca à congelada. Evite as sardinhas muito grandes. A escama deve ser firma, a guelra vermelha, pele lisa, olhos límpidos. O peixe, quando o dobramos levemente, deve apresentar-se rijo;
– A sardinha deve ser salgada uns 20 minutos antes de ir às brasas. Regra geral, basta um pouco de sal grosso sobre o peixe;
– A grelha onde vai ser colocada a sardinha deve estar o mais limpa possível. Caso seja nova, convém “queimá-la”, na chama do carvão, durante alguns minutos;

– Escolha um carvão de boa qualidade. Ele será fundamental para umas boas brasas. Estas devem estar quentes no ponto. Ou seja, não demasiado para evitar queimar o peixe e eliminar os óleos gordos contidos na pele, ditos como bons para a saúde;
– O carvão deve queimar 30 minutos antes de receber as primeiras sardinhas;
– Por outro lado, a grelha, sobre as brasas, deve estar bem quente no momento de receber o peixe, para evitar agarrar a sardinha;
– Nunca juntar qualquer tipo de óleo ao peixe antes de assar, ou mesmo na grelha;
– A sardinha assa em pouco tempo, evitando deixar o peixe muito seco. Por regra, cinco minutos cada face. Acompanhe sempre a assadura, evitando chamas sobre as brasas (o óleo que pinga da sardinha pode atiçar o fogo). Se tal acontecer, afaste a grelha do carvão, até a chama baixar.
Pare quem é fã de peixes com sabores pronunciados, Sardinha na Brasa é uma delícia. Para acompanhar, batatas ou simplesmente pão. Limão também é fundamental. É sentar e divertir-se retirando a espinha que sai inteira sem muitos malabarismos.
Meu obrigado ao Roberto Franco pela companhia e pela pilotagem na churrasqueira.
Por favor, gostaria de saber se tem que limpar as vísceras das sardinhas para poder assa-las.
Tem pessoas que as fazem sem limpa-las?
Ubiratan,
A opção de limpar ou não é sua. Preparam das duas maneiras. Obrigado pela participação e um abraço.
Gostaria de saber se deve limpar as vísceras antes de assar.
Olá, Braz
Tem pessoas que limpam e outras que não. É apenas uma questão de opção.
Obrigado pela participação no OBA. Um abraço.
Sim, é necessário que se mantenha as escamas e as vísceras, caso contrário, não haverá o sabor de sardinha à portuguesa.
Obs: As batatas ao murro, primeiro se cozinha com casca e muito pouco sal.
Depois de cozidas, são banhadas numa salmoura e posta na grelha sobre as brasas.
Somente é feito na brasa , nunca no forno.
Não sendo na brasa é modernismo que altera a originalidade, o sabor e a tradição.
e as escamas deve ser retitada ou nao ?
OLá, Felipe
Retirar ou não as escamas é opcional. Fica a seu critério.
Obrigado e um abraço!
Quando vou comprar, já peço na peixaria que as limpe, deixando com a cabeça, na hora de colocá-las na grelha, corto a pontinha do rabo e pronto.
VOU FAZER COM SARDINHAS LIMPAS E SEM ABARRIGADA ….VOU COLOCRAR NABRAZA ELETRICA…..SAL ALHO E AZEITE.. PIMENTÕES VERMELHOS,VERDES E AMARELOS CORTADOS FINOS PRAASSAREM JUNTO COM A SARDINHA 95 MINUTOS DE CADA LADO)……COMERCOM PÃO E VINAGRETE……ABRAÇOS DEPOISTECONTO O QUE ACHEI…
ai sim
Como faço as batatas para o acompanhamento? Posso servir um vinagrete também?
Olá, Silvana
A maneira de preparo das batatas vai de seu gosto. Pode ser desde uma simples fritas até batatas ao murro. Pode servir com vinagrete sim. Obrigado pela participação e um abraço!