Salada de Figo Grelhado, Rúcula, Jamon e Feta com Mel de Tubuna

Home / Receitas do OBA! / Salada de Figo Grelhado, Rúcula, Jamon e Feta com Mel de Tubuna

Estamos em plena época de figos, esta fruta maravilhosa e que divide tantos gostos, tendo quem a ame e quem a odeia. Eu me coloco no segundo grupo. Adoro figos, desde seu sabor, textura até a aparência. Gosto de incluir figos em outras preparações, misturando o sabor doce com o salgado. É o caso da sugestão do OBA Gastronomia de hoje.

Figo grelhado

O figo é uma das frutas que melhor se saem quando grelhadas. O sabor fica delicioso e aceita preparações doces e salgadas. Nesta salada, a combinação de sabores fica demais. O azedinho da rúcula, o sabor acentuado do Queijo Feta e o sabor do Presunto Jamon casam à perfeição com as metades de figos grelhados. No tempero usei somente azeite de oliva e sal. Para dar um toque final, Mel de Abelha Tubuna, uma das abelhas sem ferrão e que produzem alguns dos melhores meles que conheço. Este vem de Guaraqueçaba, litoral do Paraná. Caso não encontre algum mel destas abelhas, use um Silvestre.

Salada de Figo Grelhado, Rúcula, Jamon e Feta com Mel de Tubuna

por 28 de janeiro de 2016

Tempo de Preparo : 5 minutes. Tempo de Forno : 5 minutes Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte os figos na metade, no sentido do comprimento. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque 1 fio de azeite. Disponha as metades de figo na frigideira, com a casca para cima. Deixe grelhar por 2 minutos, até dourar bem. Vire e grelhe a parte da casca por mais 1 minuto.

Arrume as folhas (já higienizadas e secas), o presunto e os cubos de queijo em um prato. Disponha as metades de figo no meio. Tempere com o sal e o azeite de oliva e regue suavemente com o mel.

Figo grelhado 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente