Salada de Batatas e Gorgonzola!

dsc02198

Vamos combinar…Almoço com a mãe amanhã e você não preparou nada…ainda vive contando das proezas gastronômicas que faz em casa! E o pior é que nem encomenda consegue mais…mas sempre tem um jeitinho…

Pensando nisto, o OBA passa uma receita que agrada a todos e acompanha quase tudo! Uma Salada de Batatas e Gorgonzola. Fácil e rápida!

Quando falo que acompanha quase tudo, falo que vai bem com pernil, churrasco, rosbife, bacalhau…enfim, quase todos os pratos tradicionais de um almoço de dia das mães.

INGREDIENTES    (6 pessoas)

1 Kg de batata pequena e bem lavada (não precisa descascar)

60 ml de vinagre de vinho branco

folhinhas de 1 galho de alecrim

1 colher (sopa) de mostarda ancienne

50 ml de azeite de oliva extravirgem

150 g de queijo gorgonzola

ciboulette picada fininha

sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Cozinhe as batatas em água e sal, até ficarem macias. Prepare um vinagrete com o azeite, o vinagre, as folhinhas de alecrim, sal e pimenta. Emulsifique tudo com o auxílio de um fuet (batedor de arames). Desmanche o queijo e junte ao molho. Monte o prato, coloque o molho sobre as batatas e salpique ciboulette. Sirva frio ou em temperatura ambiente.

dsc02196

Viram a facilidade? Nem descascar as batatas precisa…o tempo de preparo? 20 minutos. E a apresentação é de encher os olhos. Eu utilizei flor de sal de Guerande, mas não é necessário.

Claro que você irá usar ingredientes de primeira. Um bom azeite extravirgem e uma  boa mostarda ancienne fazem a diferença!

E para aumentar seu cartaz, faça uma pequena homenagem, servindo uma porçãozinha individual só para sua mãe. No melhor estilo Finger Food (aproveite e discorra sobre o assunto, tão em moda hoje). Ela vai adorar… vai até lembrar do tempo em que te dava de comer…

dsc02200

E está salvo seu dia das mães. Agora é só comprar os ingredientes e meter a mão na massa. Afinal, você não vai deixar a batata assar em sua mão, não é?!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 0 comentários

  1. Gasparzinha

    Eu faço muito salada de batatas, mas o meu tempero de eleição costumo ser um belo molho pesto caseiro.
    Vou levar tb esta sugestão que me pareceu muito boa.
    🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.