A substância mágica da uva.

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala sobre os benefícios do Resveratrol.

RESVERATROL

Polifenol encontrado em alguns alimentos como amendoim, amora, eucalipto e principalmente na casca de alguns tipos de uva.

Na revista da PUCRS de 2007 consta sobre a pesquisa que os professores Gilson da Cunha e André Souto iniciaram em 1999 e sobre o resveratrol, que vem sendo estudado em todo o mundo desde o início dos anos 90, mostrando que essa substância trás muitos benefícios como cardioprotetor, antiinflamatório, antioxidante, preventivo de câncer e outros.

O resveratrol, na uva, é produzido pelas plantas como defesa, uma resposta ao estresse causado por ataque fúngico, dano mecânico ou irradiação de luz ultravioleta (Kwiatkowski, A. e col.- Anais do III Conccepar, 2009).

Será realmente que essa substância é o elixir da juventude como tem sido colocado? Muitos estudos tem sido realizados em cobaias com resultados positivos, porém, como os próprios pesquisadores do Instituto Nacional Americano sobre o Envelhecimento (NIA) alertam, muitas pesquisas tem sido realizadas em ratos, não em humanos.

Compreende-se o grande interesse pela substância, já que os estudos vem mostrando resultados positivos, principalmente relacionados com os problemas que mais matam hoje em dia como doenças cardiovasculares e cânceres.

Será que é interessante saber o quanto de resveratrol tem cada tipo de uva ou vinho? Talvez não. Podemos sim tomar o vinho e obter seus benefícios como um todo, não isolar cada substância benéfica que ele tem.

É claro que mesmo que o vinho traga consigo efeitos positivos, não podemos ultrapassar certa quantidade, pois acabaria invertendo a situação e provocando resultados maléficos que todo abuso de álcool trás.

E o que me diz sobre suco de uva? Seria uma feliz opção para quem não gosta de vinhos ou para quem exagera? Porém, ainda não se sabe se o álcool, que só existe no vinho, é que potencializa a ação benéfica do resveratrol e o mantém mais concentrado. Isso é o que diz o enólogo Ivan Regina, que indica uma quantidade média de 150 ml  de vinho regularmente, até 250 ml para homens e 200 ml para mulheres.

É isso aí, acho que o melhor mesmo é seguirmos a indicação do enólogo e saborear uma boa opção gastronômica, aí seremos felizes.

Participe e mande sua opinião e o que você sabe sobre o famoso resveratrol.

Beijos e até mais.

Maria Alice Maciel   –   Nutricionista

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Luciane Borges

    Olha esta reportagem q assisti hoje na TV record, vale apena conferir.
    Eduardo Chini é responsável pela pesquisa que descobriu o resveratrol, uma substância presente no vinho capaz de controlar a obesidade, retardar o envelhecimento e proteger o coração. Para obter o efeito esperado seria preciso beber cem garrafas de vinho por dia. No momento, os cientistas isolam o elemento para desenvolver uma forma concentrada e controlada de usá-lo.

    reportagem completa em vídeo :

    http://noticias.r7.com/videos/medico-carioca-descobre-substancia-revolucionaria-no-vinho/idmedia/108ce8035373ab43e05bc34b07ca1a37-1.html

  2. Heloísa

    Agradeço à Luciane Borges a referência do vídeo. Precisava deste vídeo. Reportagem muito boa!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.