Ratatouille au Gratin!

dsc02170

Quando Remy, o ratinho cozinheiro preparou uma Ratatouille para impresionar Anthon Ego, o crítico gastronômico mais ranzinza do mundo, sabia o que estava fazendo. Um prato simples e maravilhoso.

Ratatouille é um prato típico da região de Provença, na França. Seu nome  é de origem obscura. Supõe-se que seja um derivado do verbo touiller, que significa picar, triturar e foi incluído no vocabulário culinário francês, no final do século XVII, como “alimento grosseiramente cozido”.

Conversando com minha amiga Cherry, do Blog Cozinha é Poesia e sabendo de sua preferência pela comida Provençal,  criei minha versão da Ratatouille. Uma homenagem à amizade que tenho por ela. Nesta minha versão, que é para ser servida como Entrada, incluí queijo mozzarela e gratinei. Vocês podem fazer sem.

                                                  RATATOUILLE  AU GRATIN    (1 pessoa)

INGREDIENTES

1/4 de pimentão vermelho pequeno picado em cubinhos

1/4 de pimentão amarelo pequeno picado em cubinhos

1/2 berinjela em fatias finas

1/2 abóbrinha em fatias finas

1/4 de meia cebola em fatias finas

1 dente de alho bem picado

Queijo mozzarela ralado

Azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta moída na hora

PREPARO

Salpique sal grosso nas fatias de berinjela, coloque sobre uma forma e deixe por 1/2 hora (este processo tira o sabor amargo da berinjela e é chamado de Dégorger). Retire e lave bem.

Aqueça um frigideira, coloque o azeite e grelhe as fatias de berinjela, temperando com sal e pimenta. Retire, coloque em papel toalha. Repita o processo para a abóbrinha.

Coloque o pimentão e o alho e cozinhe por alguns minutos, sempre temperando com sal e pimenta. Retire e reserve. Com a frigideira ainda quente, grelhe a cebola até quase queimar.

Em uma forma untada, com a ajuda de um aro de metal, vá formando camadas em flor de berinjela, abóbrinha, mais uma de berinjela e uma de abóbrinha. Depois coloque o pimentão e por cima a cebola.

dsc02166

Pré-aqueça o forno. Polvilhe o queijo por cima e leva para gratinar. Depois de pronto, passe uma faca na lateral do aro para desenformar. Com a ajuda de um espátula, retire a Ratatouille, coloque no prato, regue com azeite. Decore com uma folhinha de manjericão e sirva!

dsc02167

dsc02168

Uma Ratatouille pode levar tomates e ser guarnecida por azeitonas. Pode também ser servida quente ou fria. Esta ficou muito boa. Uma entrada para um evento especial!

Este Post é para Cherry, do Cozinha é Poesia! Que sua alegria continue simples e bonita, como a Ratatouille!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. Cherry

    É verdade Orlando eu amo tanto a Provença que “desconfio” que nasci por lá!..ahahahah…
    Ai! Ratatouille gratinada! E ainda dedicada a mim! Eu nem estou me aguentando…
    Muito, muito obrigado meu querido amigo por esse carinho tão delicioso e especial…
    Um beijo grande!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.