Quiabo – Aprenda a preparar e tire a cisma

Home / Receitas do OBA! / Técnicas e Bases / Ingredientes / Quiabo – Aprenda a preparar e tire a cisma

Se existem vegetais que dividem tanto a preferência das pessoas, o quiabo ocupa um lugar de destaque. É o típico caso de amor e ódio. Às vezes, a pessoa, mesmo sem ter experimentado quiabo, já deixa de gostar e passa longe nas feiras e supermercados. Pois saibam, sabendo preparar, o quiabo é uma delícia, indo bem em diversas preparações.

Quiabo

O quiabeiro (Abelmoschus esculentus L. Moench: anteriormente, Hibiscus esculentus L.) é uma planta da família da malva (Malvaceae). Possui origem africana. Seu fruto, conhecido como quiabo, quingombô, gombô, quibombó, quibombô, quigombó, quibombó, quimbombô, quingobó, quingombó e quingombô, é uma cápsula fibrosa cônica verde e peluda, cheia de sementes brancas redondas, muito usado em culinária antes da maturação, pois, próximos à maturação, endurecem. Suas folhas são lobadas. As flores são axilares, isto é, brotam a partir das gemas axilares.

No Brasil, o quiabo compõe pratos típicos regionais, como o caruru — quiabo cozido com camarão seco. Na culinária mineira, há o frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo. Pode ser apreciado cozido com tempero no óleo, deixando-se bastante seco. É um fruto simples, seco, indeiscente, de cápsula loculicida (isto é,deiscência longitudinal, com cada lóculo se abrindo separadamente). Os quiabos são verdes e peludos e apresentam uma goma viscosa. Rico em vitamina A, seu consumo pelo ser humano é importante para a visão, pele e mucosas em geral.

Segundo Balbach, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica, A Edificação no Lar, em 100 gramas de quiabo estão agrupados:

850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (riboflavina); 0,70 mg ou de vitamina B3 (niacina) ou de vitamina B5 (ácido pantoténico) — não especificado devido à incongruência da fonte — e 25,80 mg de vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, contém 40,00 quilocalorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% degorduras e 1,00% de sais.

Se, por um lado, a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência, segundo Schneider, Ernest, A Cura e a Saúde pelos Alimentos, Casa Publicadora Brasileira.

Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, sendo eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. (Wikipedia)

Um dos motivos mais citados por quem não gosta de quiabo é a sua “baba”, uma gelatina presente no fruto. A baba do quiabo é rica em vitamina A, B, C e fósforo e também tem um baixo teor calórico. E, apesar de todos os seus benefícios, algumas pessoas dispensam a baba.

Uma busca rápida pela Internet é suficiente para encontrar várias maneiras de retirar a tal baba. Todas com alguma lógica. Eu passarei aqui minha maneira preferida de preparar quiabos, que não retira totalmente a baba, mas que mascara a sua presença e até a valoriza.

Uma coisa fundamental para preparar quiabos é trabalhar com eles inteiros, sem cortar absolutamente nada, como muita gente faz. Depois de lavá-los, você deve colocar em uma chapa quente, como uma panela de ferro, virando-os uma ou duas vezes, para dar uma leve tostada.

Quiabo 1

Depois deste simples processo, seus quiabos estarão prontos para estrelarem na receita escolhida, que pode ser um refogado básico ou compondo um prato mais complexo, como Frango com Quiabo, por exemplo ou abrir e retirar as sementes para preparar o Caviar de Quiabo (ou Caviar Vegetal), iguaria que ficou famosa através da Chef Roberta Sudbrack.

O delicioso "Caviar de Quiabo"

O delicioso “Caviar de Quiabo”

Outra maneira deliciosa de saborear quiabos é em saladas, seja sozinho ou com acompanhantes ilustres. Nesta salada que preparei, utilizei pimentão, feijão cavalo e cebola roxa. Para temperar, apenas sal, azeite de oliva e vinagre (se preferir).

Quiabo 3

Quiabos, além de nutritivos são deliciosos. Seguindo este modo de preparo, que não exige esforço nenhum, se você tinha alguma cisma com este fruto tão gostoso, deixará de ter.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
  • Aline
    reply

    Eu adoro quiabo, meu namorado odeia kkk Gostei da forma que ensinam a preparar, vou tentar mais uma vez com ele. Beijos.

Comente