Que tal uma Festa Junina?

Home / Destaque Home / Que tal uma Festa Junina?

Ainda dá tempo de você preparar uma Festa Junina e chamar os amigos para se divertir. E se não for junina, pode ser julina.

Em junho tem as famosas festas juninas e a época mais divertida e gostosa do ano, onde tem brincadeiras e a decoração da festa e o que mais chama a atenção dos convidados. A designer de eventos Renata Leão especializada em decoração deu algumas dicas de como deixar a sua decoração junina com jeito de profissional e também formas de economizar fazendo você mesmo.

Para montar uma mesa para festa junina, temos que contar com mobiliário rústico, peças coloridas para arrumação do que for ser servido, bandeirolas. Também usar painéis de madeiras com bandeirolas e coloridos decorando no fundo e uma ótima ideia e também simples de se fazer. Uma coisa que fica muito legal são os chapeuzinhos de palha para colocar uma paçoca redonda dentro, esse detalhe dá um charme na mesa e são coisas que você consegue fazer em casa.

Flores também na mesa chamam bastante à atenção. Quanto mais cores tiverem mais alegres e parecidas com o tema de “festa junina” ficará.

Dicas de como fazer a sua bandeirinha:

Material:
Folhas de papel de seda
Tesoura
Cola branca
Rolo de barbante
Bandeira de uma ponta

Com cada folha de seda você consegue fazer 8 bandeirinhas.
1) Dobre a folha de papel de seda na horizontal, como mostra a foto.
2) Dobre ao meio por três vezes.
3) Faça um corte na diagonal, da direita para a esquerda.

Bandeira de duas pontas
1) Dobre a folha de papel na horizontal e depois dobre ao meio por mais três vezes.
2) Corte na diagonal, da esquerda para a direita.
3) Passe a cola na ponta da bandeirinha e cole no barbante

Dicas de como decorar sua mesa:

A placa de boas-vindas é o primeiro contato, por isso, não deixe de fora da sua festa

Imprima o cardápio da festa e coloque-o sobre a mesa de doces: todos os seus convidados vão adorar saber o que tem na sua festa.

Chapéu de palha para doces: use o famoso chapéu de palha para deixar os doces organizados na mesa. Além de ficar tipicamente decorada, a mesa fica mais bonita. Você pode usar também mini chapéus para colocar doce por doce individualmente ou usar grandes para deixar vários a disposição.

Cones de papel para servir comidinhas típicas: Para deixar a mesa mais colorida, faça esses cones de papel. A ideia é fácil, rápida e não gasta muito. Vale recheá-lo com pipoca, amendoim doce e o que mais a imaginação permitir.

O Chef Flávio Pedro especializado em culinária artesanal nos deu uma receita pra você arrasar para os seus convidados na hora da festa:

Risoto de Pinhão, com Queijo Canastra e Linguiça tipo Blumenau.

Ingredientes:
· 200g de pinhão.

· 300g de arroz basmati

· 100g de queijo canastra ralado

· 100g de linguiça Blumenau desfiada

· 30g de manteiga sem sal

· 200 ml de vinho branco

· 1/4 cebola bem picada

· Azeite

· Pimenta

· Sal

Modo de preparo:

Leve os pinhões em uma panela de pressão com 2 litros de água, por 30 minutos do início da pressão. Retire do fogo, descasque e reserve tanto os pinhões quanto a água do cozimento.
Em uma panela, leve a cebola para dourar no azeite, acrescente o arroz basmati e refogue, acrescente o vinho e aguarde evaporar todo o álcool. Adicione duas conchas da água do cozimento do pinhão e mexa em formato de infinito, conforme a água começar a secar acrescente mais água e faça isso por 15 minutos, então aguarde que a água reduza quase que totalmente e acrescente o pinhão descascado. Mexa bem, coloque mais uma concha de água e a linguiça Blumenau desfiada, aguarde reduzir e desligue o fogo. Acrescente o queijo, mexa bem, acrescente a manteiga, mexa novamente e tampe a panela por 1 minuto.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.