Pupunha Provençal

Home / Entradas / Pupunha Provençal

Pupunha Provençal!

dsc02236

Semana fácil no OBA! Mas não menos requintada e saborosa. Hoje, uma entrada perfeita para um jantar especial. Um prato à base de pupunha, uma das coisas que mais aprecio. Provençal pelo recheio, um refogado de cogumelos e azeitonas, com alho e cebola no azeite extravirgem!

A pupunha é chamado de palmito ecológicamente correto. É uma árvore que cresce bem mais rápido que o palmito Jussara, por exemplo, e que por isto não sofre risco de extinção como este.

O contraste de sabores que este prato contém é sensacional. O cogumelo que utilizei foi o Pleorotus, mas você pode optar por qualquer um, desde que fresco. As azeitonas, utilizei portuguesas e sem tempero.

INGREDIENTES     (1 pessoa)

2 rodelas de palmito pupunha com 1 cm de espessura

30 g de cogumelos Pleorotus 

5 azeitonas pretas picadas

2 bolinhas de mussarela de bufala

6 fatias de tomate cereja

1 colher (sobremesa) de cebola picada

1/2 dente de alho picado

azeite de oliva extravirgem

folhinhas de manjericão

sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Cozinhe as rodelas de pupunha em água e sal por 5 minutos. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite. Grelhe o palmito até tostar levemente.

Em outra frigideira, aqueça o azeite e refogue a manteiga e o alho. Adicione a azeitona e depois de um tempinho o cogumelo. Deixe refogar por 2 minutos.

Para montar, na primeira camada coloque o refogado de cogumelos e azeitonas. Cubra com a outra rodela de palmito. Por cima deposite as fatias de tomate e o queijo. Leve ao forno para gratinar. Retire, decore com o manjericão e sirva ainda quente. Arrume em um prato e decore com o cogumelo que você utilizou.

dsc02237

dsc02234

Fica aqui a sugestão do OBA para um jantar mais requintado que vocês venham a fazer!

A matéria de hoje é dedicada à minha amiga Roseli Gomes, cuja amizade foi uma das melhores coisas que me aconteceu neste mundo. Que esta linda pessoa encontre seu lugar no mundo, e principalmente que o mundo a encontre, pois é merecedora de tudo de lindo que se possa querer…

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente