Piadina

Home / Entradas / Piadina

Farinha, banha de porco e água. Com três ingredientes e um pouco de trabalho manual, você tem um dos pães mais antigos do mundo, a Piadina. Típico da região da Emilia-Romagna, na Itália, este pão tem origem no Oriente Médio. Gregos, Bizantinos e Palestinos tem receitas bem similares.

Piadinas ficam perfeitas com presunto cru e queijo, a forma mais tradicional de prová-las. Hoje elas são servidas de muitas maneiras, compondo com diversos ingredientes, desde pastas a carnes e saladas. A Piadina é tradicionalmente preparada em panela de ferro. Você pode optar por uma frigideira anti-aderente.

O tamanho fica a seu critério. A mais usual possui 20 cm de diâmetro. Eu gosto de preparar menores, com pouco menos de 10 cm de diâmetro. Fica deliciosa como entrada, acompanhada do recheio de sua preferência.

Piadina

por 23 de março de 2013

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 2 minutes
  • Porções : 8 piadinas

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture a farinha, a banha de porco e vá adicionando água, até obter uma massa lisa e consistente. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.

Abra a massa em formato de uma cobra. Divida em 8 porções e abra com um rolo até o diâmetro de 20 cm e a espessura de 0,5 cm. Caso opte por fazer menores, divida em mais porções e deixe mais fina.

Aqueça bem uma panela de ferro (ou frigideira anti-aderente) e coloque os círculos, fazendo vários furos com um garfo. Deixe assar até a massa dourar (mais ou menos um minuto de cada lado).

Sirva compondo uma mesa de antepastos, com pastas, embutidos, queijos, etc.

Piadina

Print

Rápida, simples e deliciosa. Piadinas são uma delícia. Uma bela sugestão para seu antepasto de domingo.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente