Peneiras!dsc02714

Domingo…tempo sem postar utensílios de cozinha e resolvi fazer uma matéria sobre uma coisinha simples, mas imprescindível em qualquer cozinha: peneiras!!

Peneiras…peneirinhas.. peneirões… Coisa tão simples e tão útil! Quem inventou a peneira deveria ganhar um prêmio!! Quantos usos podemos fazer destas coisinhas?….Desde a escumadeira (que não deixa de ser uma peneira) até a mais perfeita delas: o Chinois!!

dsc02711

Perfeito para coar caldos e molhos, o chinois é a mais cara das peneiras…mas é uma daquelas coisas que vale o que se paga! Sempre feito de aço inoxidável, o chinois é a peneira que todo gourmet tem que ter em seu arsenal de cozinha!

Mas, o bom mesmo é visitar lojinhas populares e comprar peneiras! De todos os tipos, tamanhos e para todo tipo de uso! Tudo por um preço irrisório…e um sorriso garantido!

Em lojas de produtos japoneses você encontra uma que considero fantástica! Finíssima e perfeita para coar caldos, é daquelas que ficarão para sempre entre seus utensílios favoritos de cozinha!

dsc02716

Então…desde peneiras muito baratas até as mais caras, com certeza é um dos utensílios mais uteis e versáteis que uma cozinha pode ter! Uma busca em lojas de produtos orientais, feirinhas e bagatelas e você encontrará a peneira dos seus sonhos!!

Fica  a dica “peneirada” do Oba!!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
  • Ricardo
    reply

    Estas informações são de grande valia. Pois não sabia que existiam tantos tipos de peneiras. Estou a procura de uma peneira de aço, que se coloca sobre uma frigideira, e que por sua vêz, ela retem a gordura e solta o vapor.Quem a usa muito é o sr. Istivan Wessel das carnes Wessel.Só me resta saber onde comprá-la.
    Obrigado
    Ricardo

Comente