Uma das maiores alegrias da vida são os momentos que antecedem uma refeição. Momentos de colocar a conversa em dia, sorrir sem culpa e preparar o apetite para o que vem. Para mim, é um ritual quase sagrado quando não se tem pressa de sair da mesa. Queijos, salames, biscoitinhos, presuntos e as pastas com torradinha, como esta de queijo Roquefort, fazem a festa dos anfitriões e convidados.

Pasta de gorgonzola

Pastas ou spreads, que teimamos em chamar de patês, são  de preparo simples e rápido. Qualquer alimento que passe do estado sólido para o pastoso é um spread, diferente do patê que exige bem mais ingredientes para tomar corpo e consistência. As possibilidades são inúmeras. Esta, preparada com um de meus queijos preferidos, abre com chave de ouro qualquer evento. Para quem é fã de queijos azuis, é imperdível.

[button color=blue url=] Roquefort é o nome de uma variedade de queijo, originalmente francês, produzido com leite de ovelhas. Deve o seu nome à localidade origem: Roquefort-sur-Soulzon. Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante. No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses. São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial. (Wikipedia) [/button]

Pasta de Roquefort

Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo Total 5 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 80 g Queijo Roquefort ou Gorgonzola, se preferir
  • 100 g Cream cheese
  • 60 ml Creme de leite fresco
  • 30 ml Conhaque
  • Algumas gotinhas Molho inglês
  • 2 colheres sopa Castanha de caju moída

Instruções

  1. Deixe o Queijo Roquefort em temperatura ambiente e amasse com um garfo.
  2. Junte todos os demais ingredientes e misture bem para  ficar na consistência de uma pasta. Sirva com torradas, como antepasto.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.