Pasta de Arenque Defumado

Home / Entradas / Pasta de Arenque Defumado

O OBA Gastronomia de hoje traz uma sugestão bastante diferente para você preparar uma pasta e servir com pão preto. O ingrediente é o Arenque Defumado, uma iguaria originária das águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte.

Arenque defumado

Arenques são pequenos peixes gordurosos (a gordura está dispersa por toda a carne e pele) do gênero Clupea encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte.

Há 3 espécies de genero Clupea, a mais abundante é a do arenque do Atlântico, Clupea harengus. Os arenques se deslocam em grandes cardumes, chegando na primavera às costas da Europa e da América do Norte onde eles são capturados, salgados e defumados em grandes quantidades. As latas de “sardinhas” vendidas em supermercados podem, na verdade, ser de espécies de arenques pequenos.

Nos Países Baixos, o arenque tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico e histórico do país desde antes do século XIV.

O arenque é conhecido como fonte alimentar desde 3000 a.C. Há diferentes modos de se servir o peixe e uma infinidade de receitas regionais: servido cru, fermentado, em conserva, ou desidratado por outras técnicas. O peixe era às vezes conhecido como bife de dois olhos.

Um kipper é um arenque aberto ao meio e defumado, um bloater é um arenque inteiro defumado, sem sofrer nenhum corte ou retirada de suas vísceras, e um buckling é um arenque defumado com as vísceras e a cabeça retiradas. Todos são produtos da culinária britânica. De acordo com George Orwell em The Road to Wigan Pier, o Imperador Carlos V mandou erguer uma estátua para o inventor dos bloaters.

Os arenques são motivos para muitas brincadeiras como conseqüência da cena de Monty Python and the Holy Grail, onde os Cavaleiros que dizem Ni pedem ao Rei Artur para “serrar o tronco da maior árvore da floresta com… um arenque”. 

No Brasil o arenque também é conhecido pelo nome de Hering, especialmente no sul do país, devido a influência da língua alemã na região. Hering também é um sobrenome de origens na Europa Central e muito reconhecido no Brasil devido o nome da marca comercial Hering da Cia. Hering, sediada na cidade de Blumenau, Santa Catarina, que tem como símbolo dois peixes cruzados em X, representando dois arenques. (Wikipedia)

Arenque defumado 1

O Arenque Defumado é muito utilizado em saladas. Aproveite esta versão em pasta e surpreenda seus convidados.

Pasta de Arenque Defumado

por 26 de maio de 2015

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 5 minutes Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça 500 ml de água com a folha de louro e deixe ferver. Despeje sobre o filé de arenque e deixe por 5 minutos. Retire o peixe e corte em pedaços.

Coloque o peixe em um processador e pulse. Adicione os demais ingredientes e processe até conseguir uma pasta uniforme.

Sirva como antepasto, acompanhado de pão preto.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente