Panzanella – A salada de pão da Toscana

Home / Receitas do OBA! / Panzanella – A salada de pão da Toscana

Continuando nosso passeio pela Toscana, hoje chega a vez de uma das saladas mais emblemáticas da culinária italiana, a Panzanella. Apesar da simplicidade de seu preparo, a Panzanella é uma das saladas mais preparadas no mundo inteiro, pelo menos na sua essência: pão amanhecido, cebola, tomate, manjericão, azeite, vinagre e sal.

Panzanella

Na sua terra natal, a Panzanella é preparada com a Cebola de Certaldo, que está presente desde a idade média no brasão do município para lembrar Giovani Boccaccio, que no Decamerão afirma que a sua cidade produz “cebolas famosas em toda a Toscana”.

A salada Panzanella aceita inúmeras variações. Com um ou mais ingrediente ela torna-se um prato para um almoço rápido. Atum em óleo, ovos cozidos, frango, salmão defumado, são algumas opções para você incrementar sua Panzanella. Aqui, ao final, eu sugiro frango desfiado e ovo cozido, com a gema ainda mole.

Panzanella

por 2 de fevereiro de 2016

  • Tempo de Preparo : 5 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte as cebolas em fatias finas e os tomates cerejas ao meio. Misture com os cubos de pão e as folhas de manjericão. Tempere com o sal, azeite e vinagre. Leve ao refrigerador por meia hora. Regue com mais azeite e sirva em seguida.

Para preparar com o frango, cozinhe os ovos mantendo a gema ainda mole (conte 2 minutos depois da água começar a ferver). Misture o frango com a Panzanella e divida em quatro pratos. Abra ao meio os ovos e arrume em cima de cada prato de salada.

Panzanella 2

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente