Paillard de Mignon ao Poivre Vert

Casa do Jão
20 de Fevereiro de 2017
Espumantes Miolo se destacam no Guia Descorchados 2017
22 de Fevereiro de 2017
Mostrar todos

Aí você chega no restaurante, abre o cardápio e dá de cara com um prato que leva o nome de Paillard (pronuncia-se páiarr, assim mesmo, com esta sensação de dois r). Depois de perguntar para o garçom do que se trata, recebe a singela resposta que é um bife bem fininho, e é exatamente isto. Inventado pelo Chef Paillarde no século XIX, é um bife de filé mignon batido até ficar bem fino, sendo posteriormente grelhado em fogo alto.

Para preparar paillard, não é exigido altas técnicas. Basta lembrar que a carne deve ser batida, não torturada até quase se desmanchar. Originalmente, o paillard era preparado com filé mignon, mas hoje convencionou-se usar o termo para outros cortes, desde contrafilé até peito de frango. Sendo uma fatia preparada desta maneira, leva a alcunha paillard. Eu utilizei para a matéria de hoje o filé mignon. Depois de cortar em fatias com 2 dedos de comprimento, passa-se azeite de oliva nos dois lados e coloca-se a carne entre duas folhas de plástico. Com a parte lisa do martelo, bate a carne com delicadeza, do centro para as bordas, até que fique com uma espessura de aproximadamente 3 a 5 mm, ou seja, bem fino mesmo.

O filé mignon é uma carne macia ao extremo, que não exige muita força para este procedimento. As fatias que você vai obter não devem ter buracos e devem ser da mesma espessura em toda a sua extensão.

Estes bifes também são perfeitos para preparar à milanesa ou para rechear, mas a intenção aqui é mostrar um verdadeiro paillard. É um prato rápido e delicioso. Preparei o molho poivre utilizando apenas os sucos da carne e creme de leite, além é claro da pimenta verde. Vale a pena. Apesar de tanta simplicidade, torna-se um prato refinado. Para acompanhar, um Espaguete Alho e Óleo. E mais nada.

Paillard de Mignon ao Poivre Vert

por 21 de Fevereiro de 2017

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 10 minutes Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Prepare o paillard como descrito no enunciado. Divida cada um em três pedaços. Aqueça uma frigideira pesada e coloque a manteiga, o azeite e o dente de alho batido. Grelhe as fatias de carne até que dourem levemente. Retire e mantenha aquecidas.

Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de manteiga e deixe derreter. Adicione os grãos de pimenta e deixe por 30 segundos. Junte o creme de leite e deixe que apure por 1 minuto. Tempere com sal.

Divida as fatias em dois pratos e sirva o paillard com o molho por cima. Acompanhe com uma massa ou arroz e legumes. Eu servi com Espaguete Alho e Óleo. Sirva bem quente.

 

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *