Não é sempre que encontramos produtos do Norte do Brasil por aqui. Quando alguma destas novidades surgem nos mercados, sempre procuro experimentar. Desta vez a surpresa foi com o Feijão Mandioquinha de Santarém, uma agradável surpresa, aliás.

Pensa em um feijão miúdo, bem miúdo, de coloração creme claro e com um sabor adocicado delicioso. Assim é o Manteiguinha. Impossível não se apaixonar de cara.

O Feijão Manteiguinha de Santarém é um feijão da categoria Caupi, mesmo tipo do mais conhecido Fradinho. É o feijão típico de Santarém, no Pará. Apesar de não ser originário da região amazônica, faz parte da cultura gastronômica local. O Manteiguinha quase chegou a desaparecer do mapa, devido ao alto custo de produção. Em 2013 os órgãos locais começaram a incentivar os produtores a voltarem a plantá-lo e o feijão voltou a fazer a festa de seus apreciadores.

Feijão Manteiguinha de Santarém já cozido

Durante o seu preparo, o Manteiguinha de Santarém não produz muito caldo, sendo mais utilizado em um ponto mais tenro no preparo de saladas. Este feijão também acompanha muito bem peixes, especialmente o Pirarucu, um dos reis dos rios amazônicos.

Feijão preto normal e o Manteiguinha cozidos

Nos próximos dias, trarei algumas receitas em que utilizei esta delícia de feijão. A propósito, eu comprei o Manteiguinha de Santarém da marca Manioca. Apesar de não ser nenhum tipo de marketing, achei importante citar a marca, mesmo porque utilizei algumas informações a respeito na embalagem e no site da Manioca.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 18 comentários

  1. Sérgio koji ishii

    sou produtor de feijão manteiguinha ,aqui no estado do PARÁ caso alguem tenha interesse …qualquer Quantidade partir de agosto de 2019 (safra) contato (91)99114-6205. Sérgio ishii

    1. Obrigado pela dica, Sérgio. Eu mesmo entrarei em contato e vou encomendar. Um abraço!

  2. Aparecida

    Ola voce por acaso teria a receita do risoto de feijao manteiguinha e a pipoca feita com ele também, que foi apresentado no Globo Reporter do dia 29/03/2019?

  3. paulo cesar

    com ingredientes nobres alem desse feijaozinho ímpar,elaboro aqui em BH um bom e suculento cassoulet! (feijoada branca)
    fica muito bom e diferenciado!
    é o melhor feijao!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.