Morretes e o Barreado

Home / O Oba visitou! / Locais / Morretes e o Barreado

A Simpática Morretes.

DSC04843

Hoje no Oba, uma das mais encantadoras cidades do Paraná.

Chegando ao fim da Estrada da Graciosa, encontramos Morretes, uma pequena e deliciosa cidadezinha situada na beira do Rio Nhundiaquara.

Morretes foi fundada em 1721 e tornou-se município em 1841, desmembrando-se de Antonina, cidade litorânea próxima. O nome vem do fato de ser cercada por pequenos morros.

A cidade cresceu muito com o ciclo da erva-mate. No final do século XIX, recebeu muito imigrantes italianos, sírios, japoneses, alemães e ingleses. Musturado ao caboclo, esta gente moldou o perfil dos morreteanos.

Morretes é passagem do trem, que liga Curitiba a Paranaguá, uma das mais sensacionais estradas de ferro do mundo. Sua estação ferroviária ainda mantém o clima de antigamente.

MorretesMorretes é conhecida como a capital agrícola do litoral do Paraná. Daí provém, por exemplo, os vários tipos de cachaça que produz e os numerosos produtos processados artesanalmente, como a famosa farinha de mandioca de Morretes, ingrediente do famosos Barreado, o prato típico do Paraná.

Juntamente com Antonina e Paranaguá, Morretes tem uma acirrada e sadia disputa sobre onde surgiu o primeiro prato de Barreado. Quem ganha com isto são os turistas, já que a cidade conta com mais de 20 restaurantes que servem esta iguaria. O cheiro de Barreado faz parte da atmosfera de Morretes.

Minha escolha neste passeio foi o Restaurante Casarão. Situado na beira do rio, com uma vista muito bonita, o Casarão é um lugar perfeito para uma refeição típica.

O Barreado é servido livremente, ao preço fixo por pessoa. Além de Barreado, a casa serve frutos-do-mar (tudo incluído no preço).

Filés de linguado e côngrio, camarão crocante, croquete de peixe, marisco vinagrete, molho de camarão, além de Barreado, acaba com  a fome de qualquer pessoa. E tudo delicioso, servido de maneira simpática e atenciosa por todos.

Uma curiosidade é o “Teste do Barreado”. O prato é montado na sua frente e virado sobre sua cabeça. Claro que não passa de brincadeira, mas que acaba descontraindo ainda mais o ambiente.

casarão

Morretes é uma delícia! Barreado é muito gostoso e o Casarão é um excelente restaurante. Um belíssimo passeio, que o Oba indica a todos os que vierem para o Paraná.

DSC04845

Muito obrigado ao “Farinha”, maitre do Casarão e parabéns pela simpatia.

Restaurante Casarão

Largo Dr. José Pereira, 25

Morretes – PR

Tel: (41) 3462-1314


Exibir mapa ampliado

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente