Mini Alface Romana Grelhada

Home / Destaque Home / Mini Alface Romana Grelhada

Conheço muita gente que acha alface uma verdura totalmente sem graça. Esta receita é para estas pessoas repensarem este conceito. Alface preparada desta maneira fica com um sabor surpreendente.

A Alface ideal para esta receita é a Romana. Alface-romana (Lactuca sativa var. longifolia), é uma variedade de Alface de tamanho grande e de folhas resistentes com um talo firme no centro. Ao contrário da maioria das espécies de alface, a romana é tolerante ao calor. Este tipo de alface se originou na ilha grega de Cos. O dia 22 do sétimo mês do antigo Calendário Republicano Francês é dedicado à alface-romana.

As alfaces-romanas também são conhecidas por: orelha-de-mula, loura-das-hortas e balão. (Wikipedia)

Eu costumo servir com redução de aceto balsâmico , mas você pode utilizar um  molho de sua preferência, ou até mesmo somente com azeite de oliva e sal. Esta alface faz um casamento perfeito com assados. Que tal experimentar em seu próximo churrasco? Assada na brasa, o sabor é ainda mais delicioso.

Mini Alface Romana Grelhada

por 26 de junho de 2017

Tempo de Preparo : 50 minutes. Tempo de Forno : 5 minutes Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Abra as alfaces no sentido do comprimento, deixando as folhas presas ao seu caule. Lave com cuidado, deixe escorrer e seque bem com papel toalha.

Misture o aceto com o açúcar e leve ao fogo em uma panela pequena. Deixe em fogo baixo até que reduza 30% de seu volume, mexendo de vez em quando.

Aqueça uma grelha. Tempere as partes cortadas das alfaces com o sal e a pimenta. Pincele o azeite de oliva e coloque na grelha. Deixe por 2 minutos no máximo. A alface não deve cozinhar demais.

Retire e regue com a redução de balsâmico. Polvilhe o queijo Parmesão e sirva imediatamente.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.