Com o pezinho de tamarillo aqui de casa começando  a produzir, é hora de procurar usá-los da melhor forma possível. Para quem não conhece este fruto tão especial, imaginem uma mistura de tomate com maracujá. É mais ou menos o que ele nos proporciona.

Tamarillo

Solanum betaceum, conhecido pelos nomes comuns tomate-de-árvore, tomate-arbóreo (do espanhol tomate de árbol), conhecido em espanhol em inglês como tamarillo (nome inventado na Nova Zelândia, um dos principais exportadores do fruto, para que soasse mais exótico) e também chamado, em português, tomate-maracujá, tomarilho, tomate-francês ou tomate-inglês é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativo dos Andes, na América do Sul, o tomate-de-árvore é rico em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

A fruta é comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia e em Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate-francês“. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate-de-árvore” ou “sangue-de-boi“, enquanto mais ao norte do estado é conhecido também como “vinagre“. No Paraná outro nome que ele recebe é o de “tomate-japonês“. Em Portugal também é conhecida como “tomate-inglês” e “tomate-brasileiro“.

Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno. Propaga-se por sementes e por estacas dos ramos. (Wikipedia)

Licor de Tamarillo é comum em Portugal, sendo bastante apreciado. Seu sabor é indescritível. Procure encontrar tamarillos e preparar este licor. Com certeza irá surpreender. Caso você tenha algum espaço em sua casa, guarde algumas sementes e plante. Em pouco tempo você terá tamarillos para esta e outras preparações.

A bela coloração do Licor de Tamarillo

Licor de Tamarillo

Ingredientes

  • 12 unidades Tamarillos maduros
  • 1 litro Álcool de cereais ou uma boa cachaça
  • 1 Kg Açúcar
  • 1 litro Água

Instruções

  1. Descasque os tamarillos e corte-os em 4. Coloque em um recipiente com tampa e deixe em local escuro por 2 semanas, agitando diariamente.
  2. Em uma panela funda, prepare uma calda misturando o açúcar com a água e deixando em fervura por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar e misture a infusão de tamarillo, passando por uma peneira. Transfira para garrafas e guarde em local arejado. Quanto mais o tempo passa, melhor o sabor de seu licor.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 8 comentários

  1. como sei se ja estão secos?

    como sei se já estão secos?

    1. Olá,
      Acho que você se referiu como secos os frutos. Use os frutos maduros mesmo.

  2. Quando sei que os tamarillos estão secos?

    eu estou a referir-me ao tamarillo, quando sei que já secaram?

  3. Quando sei que os tamarillo estão secos?

    Quando sei que os tamarillo estão secos?

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.