A lentilha é o ingrediente mais utilizado para substituir o feijão nosso de cada dia, levando a vantagem que seu preparo é bem mais rápido. Das várias receitas que conheço, esta é uma de minhas preferidas. Incrementada com calabresa, cenoura e bacon em cubinhos, o resultado é uma delicia. A pitada de cominho que uso é opcional, mas faz uma tremenda diferença. Para finalizar, uso ciboulette, outro opcional.

Lentilha com Calabresa, Cenoura e Bacon

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 250 g Lentilha
  • 1/2 unidade Calabresa em cubinhos
  • 1 unidade média Cenoura em cubinhos
  • 50 g Bacon em cubinhos
  • 2 folhinhas Louro
  • 1 unidade média Cebola bem picada
  • 2 dentes Alho picado
  • 1 colher chá Cominho em pó
  • 1 colher sopa Óleo de girassol
  • À gosto Sal
  • Para finalizar Ciboulette picada

Instruções

  1. Aqueça uma panela de pressão e coloque o óleo. Junte o bacon e a calabresa e refogue até que dourem. Junte a cebola e o alho e cozinhe por 1 minuto. Coloque a lentilha e a cenoura. Acrescente o sal e o cominho, cubra com água e tampe a panela. Depois que começar a chiar, cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo, deixe que acabe a pressão e sirva com a ciboulette por cima.
  2. Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos. Suas flores são papilionáceas, pequenas, de cor clara e as vagens são curtas, com uma ou duas sementes discóides. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros.
  3. Lentilhas têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico, sendo uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio. Evidências arqueológicas mostram que elas eram consumidas de 9.500 a 13.000 anos atrás.
  4. Do Oriente Médio, as lentilhas se espalharam para a Europa do sul e central e para o norte de África.
  5. Com cerca de 30% de suas calorias vindas de proteína, as lentilhas têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo. As proteínas incluem os aminoácidos essenciais isoleucina e lisina. A planta é uma fonte barata e essencial de proteína em muitas partes do mundo, especialmente na Ásia Ocidental e no subcontinente indiano, que têm grandes populações vegetarianas. As lentilhas são deficientes em dois aminoácidos essenciais, a metionina e a cisteína. As lentilhas também contêm fibras alimentares, ácido fólico, vitamina B1 e minerais.
  6. Lentilhas também tem alguns fatores anti-nutricionais, tais como inibidores de tripsina e um teor relativamente elevado de fitato. A tripsina é uma enzima envolvida na digestão e os fitatos reduzem a bio-disponibilidade de minerais A planta é uma boa fonte de ferro, tendo mais de metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa em uma porção de um copo. (Wikipedia)

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.