Broto de bambu fino, já limpo

Faz um tempo atrás fiquei muito amigo de uma família japonesa, donos de uma lavanderia próxima a minha casa. Quando chegava novembro, eles saiam em busca de brotos de bambu, takenoko para eles. Saiam em comitiva e colhiam todos os que valiam a pena. Eu fui em algumas destas caçadas. Depois, uma das senhoras era responsável por produzir as melhores conservas de broto de bambu que já comi na vida. Por mais que eles trouxessem, os potes eram vendidos rapidamente, não sobrando broto sobre broto. Depois perdi o contato com estes amigos tão caprichosos no que faziam, mas em todo começo de novembro, quando o broto de bambu começa a aparecer nas feiras, a lembrança me vem e eu tenho de preparar as tais conservas.

Claro que encontrar os brotos já limpinhos deixa tudo mais fácil, apesar da tarefa de ir buscá-los onde nascem ser boa demais, como tudo que colhemos para o nosso consumo. A receita é simples, bastando o mínimo de paciência e cuidado em seu preparo. O resultado é um ingrediente delicioso para ser consumido como aperitivo ou acrescentado em outras preparações, fazendo as vezes do nosso velho conhecido palmito.

8 de novembro de 2017

Conserva de Broto de Bambu

Faz um tempo atrás fiquei muito amigo de uma família japonesa, donos de uma lavanderia próxima a minha casa. Quando chegava novembro, eles saiam em busca […]