Ilhéus – A Princesinha do Sul da Bahia

Home / Destaque Home / Ilhéus – A Princesinha do Sul da Bahia

Para encerrar uma semana dedicada aos chocolates de Ilhéus, nada melhor do que mostrar um pouco do que esta linda cidade tem de oferecer aos turistas. São paisagens deslumbrantes, lugares que ficaram imortalizados nos livros de Jorge Amado, principalmente Gabriela. Visitar estes lugares, como a casa de Jorge Amado, o Bataclan, a casa de Tonico Bastos é um mergulho nas histórias encantadoras no mundo deste escritor genial.

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilheos”, e elevada a cidade em 1881. É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Capitães da Areia.

É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias.

Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, “São Jorge dos Ilheos”, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna e Juazeiro).

Possui um produto interno bruto per capita que ultrapassa os 12 000 reais. Abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus. (Wikipedia)

Ter estado em Ilhéus, mesmo por apenas quatro dias, foi uma experiência que recomendo a todos. Sua terra; sua gente; as plantações de cacau; o excelente chocolate produzido ali; as comidas típicas (como a Moqueca e o Acarajé) são coisas que ficarão guardadas na memória para sempre. Ir até Ilhéus é ficar com a vontade de voltar.

 

Orlando Baumel viajou a Ilhéus a convite da organização da Chocolat Bahia 2017.

Visitem o Portal Turístico de Ilhéus!

  • Todas as fotos são de autoria de Ana Lee.

 

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente