Hackepeter

Home / Carnes / Hackepeter

Mett, Hackepeter ou Carne de Onça, é um prato típico alemão feita a base de carne crua e com outros temperos fortes. Na Alemanha este prato é servido com carne de porco, já no Brasil, devido ao baixo consumo de carne suína é servido sempre com carne bovina. O nome para o prato foi variado em algumas regiões para Bife Tártaro, que na verdade é a mesma coisa, só varia alguns ingredientes. Em vários lugares do país é possível experimentar essa iguaria com características diferenciadas de lugar para lugar.

Em Santa Catarina e Paraná, nas cidades da colônia alemã é muito comum encontrar este prato em restaurantes. Cada lugar serve a sua maneira, mas a origem do prato é a mesma. Muitas receitas foram passadas de geração para geração e não existe ao certo um modo certo de preparo. O mais tradicional é: carne(patinho ou coxão mole) muito bem moída, uma dose de conhaque para esterilizar a carne, cebolinha picada, cebola picada, uma colher de sopa de alcaparras, molho inglês, azeite de oliva, sal a gosto, pimenta do reino, páprica picante e por cima da carne uma gema de ovo para dar liga. Após unir todos os ingredientes no prato em que será servido, misturar toda a carne com todos os temperos servir com pães com sete grãos pretos ou com ervas. A bebida fica a critério de quem serve, no sul do Brasil ao qual é servido em bares como aperitivo normalmente é acompanhado de cerveja ou chopp, mas também é recomendado com um bom vinho, preferencialmente tinto.

Por ser um prato cru gera muita repulsa a quem vê antes de experimentar. Para quem não sabe, todo o processo de mistura de ingredientes faz o cozimento da carne quimicamente. O mesmo processo ocorre com outros alimentos como Ceviche Peruano. Pode ser um bom prato para variar o cardápio, além de ser de fácil preparo, pode ser uma boa pedida para quem gosta de experimentar pratos exóticos. ( Wikipedia)

Das várias formas de preparar hackepeter, me baseei na do livro Cozinha Alemã, do Chef alemão radicado no Brasil Heiko Grabolle.  Eu adicionei uma gema de ovo ao final. Um livro fantástico sobre culinária alemã, editado pela SENAC e que recomendo muito.

Hackepeter

por 25 de novembro de 2013

  • Tempo de Preparo : 10 minutes

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture a carne com a cebola, o pepino, a salsa e as alcaparras. Vá adicionando os demais ingredientes aos poucos, provando sempre para acertar a quantidade. No final, acrescente a gema de ovo e misture tudo muito bem. A consistência deve ser umedecida. Pode ser que precise colocar mais azeite de oliva. Tenha critério.

Sirva frio, com fatias de pães rústicos ou broa.

Hackepetter

Print

Hackepeter é uma delícia acompanhado de cerveja gelada e amigos. Quem nunca provou não sabe o que está perdendo.

[box type=info]Conhecer a culinária de um país é inteirar-se de suas mais profundas raízes. A cozinha alemã é exemplo vivo de como costumes e história são traduzidos em sabores e, mais do que isso, de como esses sabores mudaram ou se adaptaram ao longo do tempo em diferentes locais. Heiko Grabolle, chef alemão radicado no Brasil, apresenta nesse livro mais de 100 receitas da cozinha alemã incluindo entradas, pratos principais e sobremesas. O leitor irá descobrir a nova cara da comida alemã e apreciar a riqueza da sua tradição por todo o mundo. Pela Editora SENAC.[/box]
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 3 comentários
  • magda
    reply

    Não sei porqeu não permite copiar a receita!! Então não divulguem!! Comem sozinhos!! Ridículo isto!!

    • Carolina Figueiredo
      reply

      olá Magda,

      A quantidade de pessoas que copia nosso conteúdo e utiliza como se fossem deles, é incrível, você nem imagina, quantas receitas são clonadas todos os dias, mesmo com o bloqueio de cópia instalado.
      Se você deseja guardar nossa receita, sugiro que selecione a opção “PRINT” logo abaixo do fim do texto da receita e salve uma cópia em pdf de nossa receita.
      Lamentamos o transtorno mas fazemos isso para proteger nosso trabalho.

pingbacks / trackbacks

Comente