Iscas de peixe.

Segunda feira é brabo.

Mas, às vezes acontece algo que muda o dia. Foi o caso desta última segunda. Quando já tinha dado o dia como perdido, minha cunhada Leila Scheffer me chamou para uma happy hour em sua casa (o melhor, ao lado da minha).

Pronto…tudo começou a melhorar. Dia bonito de sol, fim de tarde gostoso e no cardápio, iscas de peixe, ou goujons (petiscos). Um limão, uma cerveja escura, e a festa está feita.

Goujons são tiras de peixe, empanados em farinha e fritas em óleo. Uma simplicidade extrema, um sabor divino. Um petisco perfeito para receber amigos.

Não requer receita alguma. Você vai precisar de filés de peixe (a Leila usou tilápia, traíra e cat fish). Pode ser o peixe de sua preferência, sem pele. Corte em tiras de 1 cm, em direção contrária ao veio.

Coloque farinha de trigo (minha cunhada utilizou fubá, o que deu uma crocância extra aos goujons) temperada com sal e pimenta-do-reino em um saco plástico. Coloque as tirinhas dentro e sacuda bastante.

Coloque óleo em uma frigideira funda, até 1/3 de sua altura. Aqueça e vá fritando as tirinhas com o auxílio de uma escumadeira ou uma cesta de fritura. Deixe dourar bem. Retire e deixe escorrer em papel absorvente.

Sirva quente, acompanhados de limão. Se preferir, pode ser um molho à base de maionese, ou até pasta de wasabe.

Um papo bom, uma cervejinha, tudo que nos traz  felicidade. E podem apostar, os goujons da Leila estavam fantásticos. Esperando o próximo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Olha só! Isto deve estar muito bom! Cervejinha preta, um peixe delicioso e tudo isso ao lado de pessoas que a gente gosta, precisa do que mais?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.