Gnudi – Aprenda a preparar estes deliciosos bolinhos toscanos

Home / Entradas / Gnudi – Aprenda a preparar estes deliciosos bolinhos toscanos

A primeira impressão que temos de Gnudi, é que trata-se de um nhoque rústico e maior que os habituais, mas estes bolinhos típicos das regiões de Siena e Grosseto, na Toscana, estão longe disto. O Gnudi é um bolinho à base de ricota e espinafre cozidos e servidos com molho de tomate ou manteiga de sálvia. A impressão que temos é de estar comendo o recheio de raviólis.

Gnudi

Estes bolinhos são deliciosos, perfeitos para serem servidos como prato principal, guarnição ou entrada (o que foi minha opção). Quando for preparar, não se incomode com o formato irregular. Acredito que um dos charmes destes bolinhos seja exatamente sua aparência rústica, denunciando sua origem camponesa. Esta é mais uma receita que aproveitei do livro Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana e que trago para os leitores do OBA Gastronomia.

Gnudi 1

Gnudi

por 28 de setembro de 2015

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 5 minutes
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Pique o espinafre cozido e misture com a ricota e o queijo Parmesão. Adicione 2 ovos inteiros, a clara de 1 ovo, sal e pimenta e a manjerona.

Molde bolinhas de 4 a 5 cm de diâmetro. Passe na farinha de trigo e cozinhe em água salgada fervente, contando 3 a 4 minutos depois que boiarem. Escorra.

Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e coloque as folhas de sálvia. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e espere esfriar.

Passe os Gnudi na manteiga e sirva.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente