Fundos de Alcachofra Alho e Óleo

Home / Entradas / Fundos de Alcachofra Alho e Óleo

Aproveitando que ainda estamos na época de alcachofras, a sugestão do OBA Gastronomia de hoje traz o “mignon” desta flor tão deliciosa: seu fundo preparado ao alho e óleo, uma combinação quase imbatível de sabores. Esta é uma receita bastante versátil no quesito “servir”. Pode ser degustada sozinha, como parte de uma salada ou sobre uma torrada, como bruschetta. De qualquer maneira, fica uma delícia.

Alcachofra alho e óleo

Hoje você encontra fundos de alcachofras frescos congelados de ótima qualidade nos mercados. Eu, sempre que compro alcachofras, vou guardando os fundos para outras preparações. Claro que isto exige um esforço quase sobre humano. Comer todas as folhinhas, chegar na melhor parte e resistir, não é tarefa para qualquer um, eu admito. Se preferir, opte pelos congelados.

Alcachofra alho e óleo 1

Fundos de Alcachofra Alho e Óleo

por 10 de novembro de 2015

Tempo de Preparo : 15 minutes. Tempo de Forno : 10 minutes Porções : 4 pessoas

Modo de Preparo

Aqueça água com sal até ferver e coloque os fundos de alcachofras ainda congelados. Cozinhe por 10 minutos e escorra bem. Espere esfriar e corte em pedaços.

Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher de azeite. Coloque os pedaços de alcachofra, tempere com o sal e a pimenta e deixe grelhar até tomar cor. Retire com uma escumadeira e deixe em papel toalha. Na mesma frigideira, ponha o azeite restante e as lâminas de alho. Quando começarem a tomar cor, adicione a alcachofra, mexa bem e desligue o fogo. Sirva quente, e se preferir com o bacon frito picado por cima.

Saiba mais sobre Alcachofras!

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente