Fricos

Home / Entradas / Fricos

Fricos de Friuli!

dsc01972

Uma receita simples, extremamente simples, mas que abre um enorme leque de opções de uso. Feito com Queijo ralado, Fricos podem ser servidos de diversas maneiras.O Frico é um Petisco, que lembra uma Bolacha feita só com queijo e um pouco de Farinha de Milho. O Queijo original para Fricos é o Montasio de Friuli, um Queijo muito dourado e que lembra o Cheddar. Como aqui é difícil de encontrar, utilize o Parmigiano-Reggiano. Mas, por favor, um bom Parmigiano…e de preferência ralado na hora!! Você pode servir Fricos como um aperitivo, antes de um jantar. Ele sózinho já é uma delícia! Mas, o que mais gosto nos Fricos são as maneiras que você pode servi-lo! Aqui coloquei duas sugestões: uma em forma de Tortilla e outra em forma de Cestinha. A Tortilla é para um recheio mais substancioso e a Cestinha para uma salada. Claro que é tudo sugestão. Você pode criar o que quiser! 

dsc01970

Na receita original, é usado Farinha de Milho fina (Fubá) como base, para evitar que o Queijo grude na frigideira. Não acho necessário. Mesmo assim, fiz o biscoito acima seguindo a receita original. Só com Queijo fica bem mais leve e com um sabor mais delicado. Para uma bolacha de 20 cm (suficiente para 2 pessoas) você precisará de 1/3 de xícara de Queijo Parmigiano-Reggiano ralado. Se for usar Fubá, use 1/2 colher de chá. Caso use Fubá, espalhe-o pela frigideira, esquente um pouquinho e polvilhe o Queijo. Em fogo baixo, deixe o Queijo ir derretendo e vá levantando as bordas com o auxílio de uma espátula. Quando estiver tudo derretido uniformemente, retire com cuidado e deixe esfriar em uma superfície plana. Se for dar um formato, faça com rapidez. Para a cesta coloque em cima de um copo com a boca para baixo, por exemplo.

dsc01973

E para  a Tortilla, em uma superfície com ângulo!

dsc01971

Então fica a sugestão! Criem com Fricos… ou simplesmente sirvam  Fricos com alguma pasta e alguma bebida! É uma delícia!!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente