Flambar é uma técnica culinária que consiste em expor o alimento diretamente nas chamas de alguma bebida alcoólica. A palavra flambar vem do francês flamber, que significa “passar pela chama”. As bebidas mais indicadas para flambar são o conhaque, licor, vodka, rum e cachaça, todas com uma porcentagem na faixa de 40%. Esta técnica é utilizada em doces e salgados.

Flambar

Como muitas técnicas na cozinha, esta surgiu por acaso. O Chef Henri Charpentier, ao servir uma sobremesa (o famoso Crepe Suzétte), descuidou-se e o fogo atingiu a frigideira com  o doce, que estava regado com conhaque. De lá para cá, depois de provar e sentir o resultado, esta sobremesa sempre é flambada.

Flambar não exige grandes esforços, apenas cuidados. Basicamente existem duas maneiras: colocar a bebida em uma concha, aquecer na chama do fogão e deixar que pegue fogo para despejar no alimento, ou colocar a bebida direto na frigideira, que é a que o vídeo demonstra. Claro que a qualidade da bebida também conta. Não precisa utilizar uma caríssima, mas não usem uma de qualidade muito inferior. Lembre que o sabor desta bebida ficará no prato.

Devemos lembrar que queremos flambar e não incinerar o alimento, tomando cuidado para a quantidade de bebida a usar, que não deve ser exagerada. Para executar a flambagem, retire a frigideira da chama e coloque a bebida. Volte e incline para que a bebida pegue fogo. Deixe até apagar e está pronto. Sempre lembre que o flambado é sempre executado na hora de servir o prato. Muitos restaurantes flambam o alimento na mesa do cliente, dando todo um charme ao que será servido.

Segue uma lista de sugestões para a bebida que você utilizar:

Licor: Indicado para flambar peixes;

Uisque: Carnes aromáticas, como cordeiro;

Vinho tinto: Carnes vermelhas;

Vinho branco: Aves e frutos do mar;

Conhaque: Sobremesas, carne bovina, cogumelos e frutos do mar;

Cachaça: Especialmente sobremesas e frutas, carne suína e bovina.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.