Fígado à Veneziana

Home / Carnes / Fígado à Veneziana

Fígado Acebolado.

O suculento fígado de vitela.

Fígado é uma daquelas comidas de amor e ódio. Ou a pessoa ama de paixão, ou detesta, de não querer nem olhar. Acredito que seja um trauma de infância.

Um dos alimentos mais ricos em ferro, proteínas e vitamina A, é o prato perfeito para a criançada crescer forte e sadia. E era literalmente empurrado garganta abaixo dos pequenos. Difícil conhecer alguém que escapou desta “tortura”.

Mas, sempre é tempo de mudar. Esta receita típica de Veneza leva fígado de vitela, bem mais suave que o de boi e bem mais tenro. Seu sabor se completa com as cebolas caramelizadas.

Uma receita simples, onde o único cuidado a ser tomado é o tempo de cocção da carne, que deve ser rápido, apenas o suficiente para tostar por fora e deixar rosado por dentro.

INGREDIENTES (4 pessoas)

500 g de fígado de vitela

250 g de cebolas em fatias finas

Azeite de oliva extravirgem

PREPARO

Retire todas as veias e peles que ainda possam estar na carne. Corte o fígado em tiras finas.

Em uma frigideira não aderente, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite. Coloque a cebola e tempere generosamente com sal. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo muito baixo, até que a cebola esteja com uma coloração âmbar. Retire com uma escumadeira e deixe em papel toalha, deixando o azeite na panela.

Na mesma frigideira, complete com mais azeite (se necessário) e deixe esquentar muito bem (isto é importante, pois impede a carne de grudar no fundo da panela).

Cubra o fundo da frigideira com uma parte do fígado e frite por 1 minuto, até mudar de cor para castanho. Vire e repita o mesmo processo. Tranfira para um prato aquecido e tempere com sal e pimente-do-reino moída na hora. Frite o restante do fígado da mesma maneira.

Apague o fogo e coloque a cebola novamente na panela. Adicione a carne e misture tudo. Sirva imediatamente, como um tira-gosto ou acompanhado de um risoto simples.

Fígado de vitela servido à moda veneziana é delicioso. Para mudar o conceito sobre esta carne tão macia e suculenta.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 4 comentários
  • Carol
    reply

    Orlando, eu sou do grupo que odeia fígado. De vitelo eu nunca comi, mas não deve ser muito diferente do outro…Esse eu deixo pra ti,ok! Beijos

  • Carol Figueiredo
    reply

    Dinho,

    eu sou do grupo que odeia fígado mas que comeria tranquilamente se vc dissesse que fica bom, haja visto minha experiência com o escabeche, então te pergunto: fica bom?
    To brincando, eu tenho certeza que isso deve estar muito bom! Se vc fizer eu arrisco comer =)

  • Tavola Calda
    reply

    Oi! Adoro fígado e aqui em casa comemos com frequência, achei muito boa a tua receita e com certeza vou experimentar.

  • EDSON
    reply

    FICOU MUITO BOM ADOREI. TINHA UM AMIGO MEU CHAMADO luna peruano que fazia com as cebolas em tiras grossas tenrras e ficava com um pouquinho de molho alguem sabe fazer? por favor me mandem um E-MAIL OBRIGADO.

Comente