Fettunta de Espinafre

Home / Entradas / Fettunta de Espinafre

A Bruschetta Florentina

 

O Oba apresenta mais uma sugestão para sua ceia de Reveillon.

Fettunta é como é chamada a Bruschetta, na região de Florença, na Itália. Fatias finas (ou nem tanto) de pão italiano, esfregadas com alho e depois assadas até tostarem são cobertas por diversos ingredientes e fazem a festa em uma mesa de antipastos.

Para meu Reveillon, optei por duas coberturas: a Caprese (tomate, mussarela de búfala e manjericão) e com espinafre (a apresentada aqui). Resolvi chamar de Fettunta por ser o espinafre um dos ingredientes símbolos da Florença.

Feito desta maneira, escaldado e enxaguado em água fria (para manter sua bela coloração verde-escura) e depois refogado em azeite com alho, o espinafre é maravilhoso. O toque cítrico do limão aguça as papilas gustativas e preparam para o que ainda está por vir.

Você pode fazer como fiz, usar alho picado. Se preferir um sabor menos pronunciado, coloque 3 dentes de alho inteiros e sem a casca para aquecer com o azeite. Retire quando estiver castanho escuro (sem deixar queimar), para depois adicionar o espinafre.

 

INGREDIENTES      (6 porções)

1 Kg de espinafre, lavado e só as folhas

2 dentes de alho grandes, bem picadinhos

2 colheres (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora

1 pão italiano (baguete)

PREPARO

Em uma panela grande, ferva 6 litros de água. Adicione o sal e logo depois o espinafre. Mexa bem e cozinhe por 2 minutos, até as folhas murcharem. Escorra e lave com água fria abundante.

Aperte com as mãos para tirar o excesso de água. Pique grosseiramente e deixe escorrendo em uma peneira, até o momento de usar.

Prepare as Fettuntas:  fatie pão italiano na espessura desejada (eu uso bem fino), esfregue metades de alho em um dos lados e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até dourarem. Retire e reserve.

Aqueça uma frigideira grande. Adicione o azeite e o alho e cozinhe em fogo moderado, sem deixar queimar. Junte o espinafre e vá mexendo levemente com um garfo, até que fique bem quente (aproximadamente 3 minutos). Tempere com o suco de limão, o  sal e a pimenta e sirva imediatamente sobre as Fettuntas.

 

Fica a sugestão do Oba para um antipasto delicioso para sua ceia de Reveillon.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário

Comente