Turistas de todo o país podem aproveitar os meses de  julho e agosto para conhecer as belas paisagens e  desfrutar o que há de melhor na gastronomia do Litoral paranaense. Pratos a base de peixe e frutos do mar, além do tradicional barreado, são os destaques desta edição do evento. Neste ano, além dos restaurantes participantes, a novidade é o desconto também em hotéis e pousadas.

Hotel Camboa Paranaguá
Hotel Camboa Paranaguá

Esta quinta edição traz 49 opções de restaurantes, hotéis e pousadas. Eles oferecerão descontos de 20% nos pratos que integram o menu do festival e nas diárias para quem desejar se hospedar nos dias do festival. Participam estabelecimentos localizados nos municípios de Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel.

Promovido pela concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), o Sabores do Litoral tem por objetivo fomentar o turismo nas cidades litorâneas num período de baixa temporada. “O nosso litoral reúne estabelecimentos de qualidade que propiciam ao turista conhecer o que há de melhor na região”, afirma o diretor superintendente da Ecovia, Evandro Vianna. “É um dos nossos melhores cartões postais”.

A 5ª edição do Sabores do Litoral conta com a participação de 31 restaurantes, que selecionaram pratos especiais a serem servidos no período do Festival. Sete estabelecimentos oferecerão o tradicional Barreado, prato típico da região e da culinária paraense, e uma variação dele – o Escondidinho de barreado. Os demais têm o peixe ou camarão como prato principal, preparados de diversas formas, acompanhados de guarnições.

Prato do Camboa Antonina
Prato do Camboa Antonina

Em geral, os estabelecimentos oferecem porções generosas e que servem a duas a mais pessoas. É o caso do prato Vô Leopoldo, do restaurante Burghezia, localizado em Pontal do Paraná, uma homenagem ao avô de uma das amigas de Maria Fátima Aguiar, autor da receita. É um prato simples: linguado ou congrio grelhado coberta por uma crosta de amêndoas filetadas, acompanhado de legumes grelhados, arroz e salada. “É um prato que faz muito sucesso no festival e eu mantenho na seleção”, conta Fátima.

A Seleção Du Cheff, do restaurante La Bodeguita, Moqueca Saborosa, do Pilequinho, e o Combinado de Linguado, do restaurante Mata Atlântica Park Hotel, todos em Matinhos, são opções de pratos que servem até quatro pessoas.

Entre as opções de hospedagem, categoria que estreia pela primeira vez no Sabores do Litoral, participam 18 estabelecimentos – hotéis e pousadas. A Ilha do Mel aparece com seis opções: Grajagan Surf Resort, Pousada das Orquídeas, Pousada das Meninas, A Ilha Verde Hotel Pousada, Pousada Fim da Trilha e Pousada Caraguatá. Em Guaratuba, são quatro estabelecimentos que participam: Hotel Santa Paula, Kaakupê Praia Hotel, Spazio Marine Hotel e Hotel Villa Real. Morretes conta com três participantes – Casas Di Monte – Ecopousada,

Prato do Casa Nossa
Prato do Casa Nossa

Casa Poletto e Pousada Graciosa. Paranaguá e Pontal do Paraná contam com duas opções cada, Hotel San Rafael e Hotel Camboa, e Pousada Canoas e Pousada dos Anjos, respectivamente. E Matinhos com o Mata Atlântica Park Hotel.

“A diversificação do Festival Sabores do Litoral foi uma forma de ampliar a participação dos estabelecimentos nesse evento, que já é considerado um dos principais do litoral durante o período fora de temporada”, diz a Coordenação de Comunicação e Marketing da Ecovia, Georgia Pereira Hansen, também coordenadora do Festival.

Ao contrário das edições anteriores, a 5ª edição do Festival Sabores do Litoral será realizada num período maior – de 17 de julho a 23 de agosto, sendo parte também do Festival de Turismo do Litoral do Paraná. Como parte da divulgação do festival, a Revista Ecorodovias, trará informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos, além dos hotéis e pousadas inscritos. Ela será distribuída gratuitamente durante a realização desta edição. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela  fanpage  no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral)  assim como pelo site www.saboresdolitoral.com.br.

Serviço

Festival Sabores do Litoral

Data: 17 de julho a 23 de agosto

Local: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel

Fanpage: https://www.facebook.com/SaboresdoLitoral

Site: www.saboresdolitoral.com.br

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu