Esfiha Aberta de Carne

Home / Carnes / Esfiha Aberta de Carne

Esfiha é uma das especialidades árabes mais apreciadas entre os brasileiros. Tanto a aberta quanto a fechada entram no rol das queridinhas em restaurantes especializados, sendo a fechada encontrada em quase todas as lanchonetes brasileiras.

A esfiha aberta é um pouco mais recente. Começou a aparecer aqui por Curitiba na década de 80, quando restaurantes especializados abriram oferecendo-as em dezenas de sabores. Foi uma febre. As casas faziam filas só para o pessoal se entupir com tudo que é sabor das redondinhas.

A receita que passarei aqui é a mais tradicional, carne com temperos árabes. É uma receita que peguei de um dos livros que pesquiso quando o tema é o Oriente: Cozinha Árabe, de Adélia Salem Gabriel. Um livro imperdível.

Esfihas 1

Claro que você pode criar seus sabores. Nas fotos você verá, além da de carne, uma de escarola com queijo e outra de ricota e zattar. Duas sugestões para você arrasar em uma almoço com sabores de terras distantes.

Vale dizer que esfiha de carne é tradicionalmente servida com coalhada fresca, mas foi um costume que não fez muito sucesso por aqui. Fica a seu critério.

Esfiha Aberta de Carne

por 22 de outubro de 2013

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Tempo de Forno : 15 minutes
  • Porções : 20 esfihas

Ingredientes

Modo de Preparo

MASSA

Desmanche o fermento em um pouco de leite morno e açúcar. Peneire a farinha para uma tigela funda e abra um buraco no centro. Coloque todos os ingredientes, incluindo o fermento diluído, e amasse até ficar macia e não grudar mais nas mãos.

Cubra e deixe descansar por 2 horas.

RECHEIO

Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Junte a cebola e cozinhe por 1 minuto. Adicione a carne e o tomate e refogue até tomar cor. Tempere com o sal, a pimenta e o limão.

MONTAGEM

Com a massa, forme bolinhas do tamanho de uma noz. Unte uma forma e abra as bolinhas diretamente nela, formando discos de 10 cm de diâmetro, com as bordas ligeiramente mais espessas.

Espalhe o recheio por cima. Leve ao forno bem quente e deixe até a massa dourar. Sirva ainda quente. Se quiser, com coalhada fresca.

Esfihas

Print

* Logo que publiquei a receita, minha querida amiga Regina Franco falou comigo e me contou seu jeito de fazer esfihas (coincidentemente estava preparando bem na hora). Quero dividir com nossos leitores mais esta forma de preparo. Boas ideias são sempre bem vindas.

[box type=question]“Só estou falando para vc…Mas a massa eu fiz assim: fiz a massa; deixei crescer 40 minutos; estiquei e cortei em círculos; deixei crescer mais 15 minutos. Aí, só aperta os círculos e fica o formato, com a bordinha, bem fácil. A carne foi crua. Deixei no tempero, com limão. Aí ficou “curtida”…ficaram lindas, todas iguais….Achei o máximo…srsrssrs”[/box]
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 2 comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] Mas se ao invés de uma refeição completa, você estiver buscando um lanche, confira nossas receitas de Pastel de Ricota, (contribuição da querida Leila Scheffer), um super sanduíche caprichado com Carpaccio e Molho Pesto ou uma Esfiha Aberta de Carne. […]

Comente