Escondidinho de Pinhão e Calabresa

Home / Entradas / Escondidinho de Pinhão e Calabresa

Uma Entrada regional.

Começa a aparecer pinhão nas banquinhas por aqui.

E com isto, fico com duas certezas: o frio está chegando e a vontade de experimentar pratos com esta maravilhosa semente do nosso pinheiro vindo junto.

Aqui pelo sul do Brasil, na época do pinhão, muitas receitas surgem para aproveitá-lo além da maneira tradicional de comê-lo (sozinho, cozido ou assado). Esta receita que passo aqui é uma adaptação de uma das tantas receitas que fazem parte da mesa do sulista no inverno: a Pinhoca. Vai muito bem como uma entrada para um prato quente.

Um purê (originalmente de mandioca) cobrindo pinhões cozidos com algum outro ingrediente, que pode ser a calabresa (como aqui), frango, carne desfiada e até mesmo camarões e bacalhau.

INGREDIENTES (4 pessoas)

300 g de pinhão

400 g de mandioquinha (batata salsa, como é chamado aqui)

1 linguiça calabresa, picada fina

1 cebola roxa, cortada em Julienne fina (tiras )

100 ml de leite

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Manteiga à gosto

Queijo Mussarela ralado (para gratinar)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Cozinhe os pinhões até começarem a abrir. Com o auxílio de uma faca (ou cortador próprio), descasque os pinhões e rale. Reserve algumas pontas.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Junte a cebola e deixe murchar. Adicione a linguiça e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Faça o purê: descasque as mandioquinhas e cozinhe em água até ficarem macias, mas sem desmanchar. Passe pelo espremedor de batatas. Leve à uma panela e aqueça. Adicione o leite e mexa bem. Caso queira mais cremosa, coloque manteiga até o ponto desejado. Tempere com o sal e a pimenta.

Monte o prato: em um recipiente refratário, coloque uma camada da linguiça. Em seguida uma de pinhão ralado. Complete com o purê.

Coloque as pontas reservadas de pinhões e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido e deixe até gratinar.

Você pode optar por um recipiente maior (como na foto acima) ou montar em ramequins individuais (foto abaixo).

Sirva imediatamente.

Pinhão é uma delícia. Neste período de frio que se aproxima, com certeza ele estará bastante presente por aqui.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 3 comentários
  • João Gabriel Margutti Amstalden
    reply

    Adoro pinhão, simplesmente sensacionais! Foi bom voce avisar, tenho uma receita arquivada aqui que quero fazer. Chegou a hora!

  • Osmar Bispo
    reply

    Este prato está simplesmente divino feito de pinhão com linguiça banhando no azeite está de comer a pagina. Apresentação do prato está naturalmente gostoso, vou fazer este prato.

  • zelia
    reply

    Vou fazer este prato hoje, a apresentação dele esta maravilhosa, e com certeza o sabor tbm.

Comente