Endívias Guisadas!

Como ontem utilizei Endívias nas duas saladas que fiz e sobraram duas peças, resolvi que seria o motivo da postagem de hoje. Uma maneira tradicional e, para mim, uma das mais saborosas de se apreciar  Endívias: Guisadas em Caldo de Galinha e grelhadas com tiras de Bacon. Pode ser servido como entrada ou como uma guarnição refinada!

Endívias Guisadas

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 Endívias

60 g de manteiga sem sal

500 ml de Caldo de Galinha

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 colher (chá) de açucar

Salsa fresca picada

Preparo

Pré aqueça o forno em 180 graus. Unte uma forma com 1/3 da manteiga (eu utilizei formas individuais). Retire as folhas externas das Endívias e corte o pé rente as folhas, para eliminar um pouco da acidez. Lave a Endívia e coloque na forma. Junte o caldo, tempere com Sal e Pimenta na altura e leve a ferver no fogão.

dsc01291

Retire do fogo e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e deixe por aproximadamente 1 hora e meia ou até elas estarem tenras. Retire e deixe escorrer sobre uma grade. Reserve o líquido do cozimento. Após esfriarem, enrole as Endívias com 1 ou 2 fatias de Bacon e amarre-as com barbante.

dsc01292

Em uma frigideira anti-aderente, grelhe as Endívias até tomarem cor. Enquanto isto, reduza o caldo do cozimento até uma consistência de xarope.

dsc01294

Aqui vou apresentar duas formas de apresentação. A primeira, a mais tradicional: retire o barbante das Endívias, arrume-as no prato, regue com o caldo reduzido e polvilhe salsa picada.

dsc01295

Também se pode dividir uma Endívia no sentido do comprimento, colocar Queijo ralado (usei o Parmeggiano, mas pode ser o de sua preferência) e levar para gratinar.

dsc01298

Endívias são vegetais que sugerem muitas interpretações. Esta com certeza é uma das mais deliciosas e tradicionais de seu preparo. Antigamente tão rara e cara, mas facilmente encontrável hoje e num preço razoável, vale a pena experimentar o amarguinho deste vegetal tão nobre.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 0 comentários
  • Cherry
    reply

    Ficaram fantásticas!
    Depois da sua salada resta-me suspirar pelas endívias!
    Não sei se dou conta de tanta imaginação……
    beijo!

  • giz
    reply

    I’m in love with the plate you used with this dish.

  • Mathis Peter Hendrikx
    reply

    Conhecia este prato da Europa, mas parabens por ter colocado esta iguaria para o nosso povo provar.
    Somos os produtores das Endivias de Wit Internacional, produto produzido na Cidade de Holambra SP. Sem agrotóxicos pronto para consumo.

    At
    Mathis.

  • Nina Rosa Manzoni
    reply

    Adoro endívias, smpre que vou a Euroa ´o meu prato principal,que bom sabe que ela está sendo produzida no Brasil, pois não precisarei ir á Europa par comer está delicia….

Comente