Empanadas defumadas by Chef Rachel Camacho

As empanadas são pequenos pasteis de massa de farinha recheados que podem ser assados no forno ou fritos. A massa é feita com farinha de trigo, mas pode levar também puré de mandioca cozida.  Mas no meu caso, como sabem, as minhas receitas sempre uso a técnica da defumação. Na minha receita, as empanadas são com pulled pork ou copa do lombo suíno, como são conhecidos, defumado com um pouquinho de barbecue.

Se você não tem um defumador em casa, como eu sempre digo, “pra tudo se dá um jeito”, é super possível fazer no fogão de casa. Lembrando que: toda vez que utilizar o fogão para processos de defumação, seu fogão ficará com cheiro de fumaça por um bom tempo.

Receita da massa: 

  • 500 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 10 g de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de óleo 
  • sal a gosto
  • 1 gema 
  • 2 colheres de sopa de leite 

Modo de preparo da massa:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, o sal e a água morna. Misture bem até formar uma massa homogênea. Depois cubra a tigela com plástico-filme e leve à geladeira por 4 horas.

Como temperar

Para fazer o tempero seco para uma peça de 3,5 kg de copa-lombo, basta misturar 200 gramas de açúcar mascavo, 100 gramas de sal, 50 gramas de páprica doce, 25 gramas de pimenta do reino, 15 gramas de canela em pó, 25 gramas de cebola em pó e 25 gramas de alho em pó e polvilhar sobre a peça.

Como defumar

Em um defumador ou forno de casa a 150°C, coloque a peça para receber toda a fumaça. Com lenha Frutífera. (Mais comum laranjeira) por 3 a 4 horas recebendo fumaça. 

Sempre que possível, borrifando com suco de maçã na carne (assim mantém a carne úmida).  Após esse tempo, retire o pedaço de lenha de dentro do forno e embrulhe a carne no papel laminado. Depois é só colocar em uma assadeira com um dedo de suco ao fundo.  Manter no forno por mais 4 horas na mesma temperatura. Após esse tempo, só retirar e desfiar a carne, misturar com um pouco de barbecue e utilizar como recheio das empanadas. 

Voltando para a massa:

Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Corte um círculo e coloque o recheio no meio. Feche as empanadas ao meio e faça pequenas dobras na borda. Misture a gema com o leite e pincele as empanadas. Leve-as ao forno preaquecido (180° C) por 20 minutos. 

E bom apetite! 

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu