Faz um tempo atrás fiquei muito amigo de uma família japonesa, donos de uma lavanderia próxima a minha casa. Quando chegava novembro, eles saiam em busca de brotos de bambu, takenoko para eles. Saiam em comitiva e colhiam todos os que valiam a pena. Eu fui em algumas destas caçadas. Depois, uma das senhoras era responsável por produzir as melhores conservas de broto de bambu que já comi na vida. Por mais que eles trouxessem, os potes eram vendidos rapidamente, não sobrando broto sobre broto. Depois perdi o contato com estes amigos tão caprichosos no que faziam, mas em todo começo de novembro, quando o broto de bambu começa a aparecer nas feiras, a lembrança me vem e eu tenho de preparar as tais conservas.

Claro que encontrar os brotos já limpinhos deixa tudo mais fácil, apesar da tarefa de ir buscá-los onde nascem ser boa demais, como tudo que colhemos para o nosso consumo. A receita é simples, bastando o mínimo de paciência e cuidado em seu preparo. O resultado é um ingrediente delicioso para ser consumido como aperitivo ou acrescentado em outras preparações, fazendo as vezes do nosso velho conhecido palmito.

Conserva de Broto de Bambu

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes

Ingredientes

  • 10 unidades Broto de bambu fino já limpo
  • 1 litro Água
  • 1 colher sopa Bicarbonato de sódio

Solução para a conserva

  • 1 litro Água
  • 1 copo Vinagre de arroz
  • 1 colher sopa Sal

Instruções

  1. Corte os brotos de bambu em rodelas, eliminando os nós e a parte mais dura. Coloque em uma panela com a água e o bicarbonato e deixe ferver por 15 minutos, até que estejam macios. Retire em uma peneira e coloque em água fria corrente (isto irá neutralizar o ácido cianídrico presente nos brotos). Retire e deixe em uma bacia com água fria.
  2. Em outra panela, coloque os ingredientes para a conserva e deixe que ferva por 3 minutos. Desligue e deixe esfriar.
  3. Coloque os brotos em potes de vidro esterilizados e complete até a boca com o líquido para a conserva. Tampe bem e leve para a geladeira. Espere 4 dias para abrir e depois delicie-se.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu