A truta é um dos peixes mais saudáveis que existe, divide esta distinção com o salmão. Peixe de águas frias e corredeiras, é um dos maiores “atletas” da natureza… Também não suporta água suja, sobrevive só em águas cristalinas. Sua pesca é uma das mais emocionantes e bonitas, mesmo em Pesque-pague, onde é encontrada no inverno. Peixe de sabor delicado, considero um dos mais nobres da Gastronomia. A receita de hoje, Truta a Beurre noisette, é de uma simplicidade sem igual, porém de um sabor excepcional. O termo Beurre noisette vem do fato de a manteiga ser aquecida até tomar uma coloração castanha, da cor da avelã, da cor de nozes. Então, quando tiverem a felicidade de encontrar trutas no mercado ou de algum produtor (geralmente da Serra do Mar, nos rios gelados e limpos), comprem e experimentem. ETA coisa deliciosa!!

Truta Beurre Noisette    4 pessoas
4 filés de truta
5 colheres (sopa) de manteiga
suco de 1/2 limão
Sal e pimenta na altura
Ponha 3 colheres de manteiga em uma frigideira pequena a fogo médio. Derreta até desaparecer a espuma e a manteiga escurecer, ficando com uma cor castanha. Mergulhe o fundo da frigideira em água fria. Retire e mantenha morna.
Ponha a manteiga restante em outra frigideira que caiba o peixe. Derreta em fogo alto/médio e deite os filés. Aumente para alto. Grelhe de 3 a 4 minutos de cada lado, salpicando sal e pimenta por cima e virando uma só vez.
Retire, cubra os filés com o suco de limão, espalhe a Beurre noisette por cima e sirva. Para acompanhar, legumes ao vapor é mais que suficiente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.