Pratos da lembrança.
Sábado foi dia de lembranças por aqui.
Boas lembranças, como só músicas e comidas nos trazem. Dia de fazer comida lentamente, no fogão a lenha, com fogo lento mas constante, como saudade.
Pode ser uma lembrança recente, de meses, ou mais antiga, de 20, 30 anos atrás. O que importa nestes dias de cozinhar lembrando é prestar atenção em tudo, sentir o aroma ir evoluindo até o ponto de nos fazer entender o que é saudade. Poderia ser saudade da comida de minha avó, de seu virado de feijão; saudade da comida de minha mãe, do pastel das tardes de praia. Ou pode ser só saudade de um tempo, um lindo tempo de minha vida, embalado e relembrado no simples fato de mexer a comida.

Esta mágica que músicas e comidas possuem, a de nos trazer um tempo que se foi de maneira tão real, é algo que não consigo explicar. Talvez seja uma sensação única, de cada um. Talvez seja algo que só poetas conseguem levar para o papel. Eu, como músico e cozinheiro, não consigo. Só sinto.
Os pratos de sábado, este almoço feito para quem gosto demais, foram Polenta Cremosa com Agrião acompanhada de Pato com Cogumelos.
Segue a receita de Polenta Cremosa, esta delícia italiana que ganhou o gosto de todos os brasileiros.
INGREDIENTES (4 pessoas)
300 g de polenta amarela (prefira a italiana)
100 g de queijo parmezão ralado
100 ml de creme de leite fresco
60 g d manteiga sem sal, gelada
400 ml de caldo de galinha caseiro
Sal à gosto
PREPARO
Aqueça o caldo de galinha. Vá colocando a polenta aos poucos, sem parar de mexer. Depois de algum tempo, adicione o creme de leite e o queijo ralado. Mexa por mais um tempo. este processo levará mais ou menos 30 minutos. Um mexer constante, que ao final dará sua recompensa. Tempere com o sal e junte a manteiga gelada para finalizar.
Sirva com folhas de agrião por cima, acompanhada da carne de sua preferência e bastante molho.

A receita do Pato logo estará por aqui. Foi um dia especial, dia de aquecer a alma.
Fala Chef! Essa é a verdadeira polenta. Quando o caldo é realmente rico e saboroso, até o molho ela dispensa não é verdade?
grande abraço!
Panela de Malte