Cogumelo na grelha

Home / Guarnições / Cogumelo na grelha

Dia destes, passeando pelo Mercado Municipal de Curitiba, em minha banca de verduras e frutas preferida (banca do  Mário Yamazaki), deparei-me com cogumelos gigantes. Como não são muito comuns por aqui, não resisti e comprei. Na realidade, trata-se de cogumelos Paris bem desenvolvidos. Possuem em torno de 20 cm de diâmetro.

Estes cogumelos são próprios para serem preparados na grelha, em churrasqueiras.  E foi o que fiz, em um belo almoço de domingo com família e amigos.

Ficam maravilhosos. Tenros e com sabor defumado, é uma excelente opção para você incrementar um churrasco entre amigos.  O resultado é sensacional.Você pode servir fatiado, sem adicionar nada, apenas sal e azeite à parte.

Pode também recheá-los com queijo, por exemplo. Ou quem  sabe espetinhos, intercalando carne, cebola, bacon e cogumelos (logo no OBA Gastronomia).

Ou pode fazer o que fiz. Assar na churrasqueira até ficar tenro, suavemente regado com azeite de oliva. Depois de pronto, retirar,  fatiar e compor uma salada de folhas com o molho de sua preferência. No meu caso, usei somente azeite de oliva extravirgem e flor de sal.

É uma entrada fantástica. O cogumelo ainda morno guarnecido de folhas (frisèe, radicchio e alface rubi), um leve toque de Flor de Sal de Guérande e aquela receitinha simples vira gourmet, sofisticada e surpreendente.

É claro que você pode inventar outras maneiras de servir estes cogumelos gigantes que não seja na churrasqueira. Pode fazer um refogado, por exemplo. Mas, eu considero esta a forma mais saborosa de apreciá-los. Sem quase nada que encubra seu sabor, apenas que o realce.

Quando encontrarem estes cogumelos, não pensem duas vezes. Comprem e deliciem-se.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente