Chocolate em Pó diretamente das sementes do Cacau

Home / Receitas do OBA! / Técnicas e Bases / Ingredientes / Chocolate em Pó diretamente das sementes do Cacau

Dia destes, escrevi aqui no OBA Gastronomia sobre a fruta Cacau, como aproveitar bem, inclusive comentando sobre o preparo de Chocolate em Pó a partir de suas sementes. Hoje eu trago um passo-a-passo do processo. É um tanto trabalhoso e demorado, mas vale a pena ter em mãos chocolate na sua forma mais pura.

Tudo começa após você liberar as sementes da fruta. Com elas em mãos, você deve apertar em uma peneira para que soltem o máximo de polpa possível. Depois disto, coloque-as em um recipiente de barro e cubra com um pano para que fermentem. Guarde em um lugar escuro e deixe por 3 dias. Elas irão borbulhar levemente. Após este tempo, retire da água e passe de novo pela peneira, acabando de remover a polpa. Elas estarão prontas para irem secar ao sol.

Espalhe em um pano e deixe em um lugar bem ensolarado por 3 dias, guardando durante a noite. Depois disto, espalhe as sementes em uma forma, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por 10 minutos.

Chocolate 2

Retire as sementes e deixe esfriar um pouco. Você vai precisar retirar a pele que as envolve. É uma tarefa fácil, bastando apertar entre os dedos. Agora você está com as sementes prontinhas para serem moídas e virarem chocolate em pó.

Chocolate 1

Como tudo o que você fez até agora foi um tanto rústico, não caia na tentação de usar um processador. A maneira mais tradicional de moer é no pilão. Vale o esforço e você escolhe “quanto moído” irá querer, se mais ou menos.

Chocolate

Finalmente, depois de 6 dias e mais alguns minutos de esforço próprio, você poderá dizer que tem o “seu próprio chocolate”, o mais puro dos chocolates. Agora você pode inventar alguma receita com ele, ou simplesmente servir em cima de um leite quente. Vai ver que todo este tempo valeu a pena, mesmo que a quantidade seja pouca. Eu usei apenas um cacau. Na próxima vez usarei mais, com certeza.

Chocolate 3

Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Exibindo 4 comentários
  • Edigal
    reply

    Quando coloco no recepiente de barro tenho que. Colocar agua?

  • ALTAIR ROCHA DE OLIVEIRA
    reply

    quando poe as sementes no recipiente para fermentar por três dias, não precisa colocar água?
    a explicação não deixa claro isso.
    pode ser tritura no liquidificador.

    • Orlando Baumel
      reply

      Olá, Altair. Não precisa deixar na água. Pode processar sim. Obrigado pela participação e um abraço!