Cervejas Porter

Home / E pra beber? / Bebidas / Cervejas Porter

Uma cerveja de personalidade.

A Nathália nos fala sobre Cervejas Porter.

Dando continuidade às matérias sobre cervejas artesanais aqui no OBA, trago hoje  um tipo que não é tão conhecido como a Pilsen, ou mesmo a Pale Ale: a Porter.

As cervejas tipos Porter são da familia Ale. É uma cerveja escura, sendo produzida em alta fermentação. Seu teor alcoolico é alto (5,4%), sendo assim, devendo ser apreciada com moderação sempre.

Sua origem é inglesa, e não sendo diferente, escolhi a London Porter da marca Fuller’s , que é produzida na cidade de Chiswuik-Inglaterra, para usada no meu beer drive.

A degustação dessa cerveja ja começa quando chegamos em casa… atenta ao tempo na geladeira, o que na verdade é um pecado, pois é uma ótima cerveja a ser apreciada à temperatura ambiente, mas nós, brasileiros gostamos de cerveja gelada.

Com todo cuidado para não ficar geladíssima, como costumamos tomar nossas loiras aqui, apreciei essa pérola negra das cervejas antes que ficasse gelada.

Confesso que demorei a pensar o que escrever, quando, enfim dei o primeiro gole, afinal essa é a ideia da coluna: escrever sobre os tipos de cervejas, e para isso devo beber, provar, sentir… mas tenho que confessar que fiquei estupefada com a cremosidade desta Porter. Definitivamente me surpreendeu.

Suave para beber, mas com um gosto marcante, não forte, e suave…uma miscelânia de sensações em um gole de cerveja.

Com uma cor marrom escura, como deve ser uma Porter, possui um aroma de café e baunilha o que faz com que cada gole seja degustado sem sentir o gosto marcante do lúpulo, e ao mesmo tempo apreciar o sabor do malte, deixando no final um gostinho de café expresso.

Indico a Fuller´s  London Porter de olhos fechados. http://www.fullers.co.uk/

E claro, já estava esquecendo o que poderia acompanhar essa pérola negra. Pesquisando, encontrei várias sugestões como queijos, etc. Porém, a vontade que me deu foi de chocolate, alias trufa, para ser mais exata. Mas, ressalto  que por mim, só ela basta!

Só um comentário final, que já deveria ter escrito na coluna anterior. Tomar cerveja é bom demais, com os amigos então, melhor ainda.

Mas nunca é demais lembrar que  SE FOR BEBER NÃO DIRIJA. Lembre-se sempre que vai ter alguém te esperando, e esse alguém pode estar com uma cerveja gelada!

SAÚDE!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 6 comentários
  • Telma Souza
    reply

    Nathalia,
    Eu também sou fã das porters. Aqui no La Santa Birra sugerimos a harmonização com o brigadeiro de colher. É impressionante como se complementam! O forte gosto de cafe e chocolate com a doçura do brigadeiro são imbativeis!
    Gostei da sequencia de materias sobre cerveja, precisando de nossa ajuda avise!
    Abraço
    Telma

  • Nathalia
    reply

    Olha Telma, eu ainda estou devendo em provar esse brigadeiro. Logo passo lá pra provar.
    Abraço

  • Décio L. Ritzmann
    reply

    Gosto muito de cerveja Porter. Esta Fullers London Porter é uma delícia realmente. Recomendo a Colorado Demoiselle, cerveja fabricada em Ribeirão Preto-SP. Costumo degustá-la acompanhada de ostras gratinadas, ao meu gosto, combina muito bem.

    Décio L. Ritzmann

  • Décio L. Ritzmann
    reply

    Falando em Fuller’s, excepcional cerveja é a Strong Ale 1845. Feita em comemoração pelos 150 anos desta cervejaria, ela é maturada por 100 dias. O aroma é de tirar o chapéu e o final então… Uhmmm…

  • 2 Tone
    reply

    Sem dúvida a melhor Porter nacional é a Eisenbahn Joinville Porter. O mestre cervejeiro responsável pro ela é amador, foi escolhido em um evento promovido pela Eisenbahn. Foram engarrafadas poucas milhares de garrafas, por isso acho que está difícil conseguir, achei umas ano passado em Joinville! O interessante é que ele conta das tentativas dele, e do pai que chamava a cerveja no início de grabenwasser (me corrijam) ou seja, água de valeta! rsss

  • Nathalia
    reply

    Que bom chegar aqui e ver comentarios de 2 grandes entendidos em cervejas…Décio e 2Tone…as sugestões de vcs são maravilhosas tambem…

Comente