GaudenBier – A melhor Cerveja de Curitiba!

Esta postagem estou adiando há tempos! A Gaudenbier é uma Cervejaria artesanal aqui de Curitiba que considero a melhor de todas! Então, hoje às 15 horas, estava tendo uma aula sobre sua fabricação  e degustando alguns copos desta Cerveja leve e deliciosa! Vou repassar o que está escrito no folheto que me deram para meu melhor entendimento, assim não corro o risco de deixar alguma coisa de fora!

dsc017682

 

” O nome da Empresa GaudenBier provém do latim Gaudium, que significa alegria e felicidade. A Empresa está no mercado desde março de 2007 e a capacidade instalada de produção mensal é de 35.000 litros com projeto para 120.000 litros. A Empresa produz uma Cerveja Artesanal, que respeita a Lei da Pureza ( Reinhetsgebot, de 1516 – decretada pelo Duque Guilherme da Bavária ), isto é, só utiliza Água, Malte, Lúpulo e Fermento Cervejeiro.                    

A  água da Gauden Bier é puríssima, de fissuras, vindo de poço artesiano e sendo mineral.

O processo de fabricação da Cerveja ocorre em bateladas de 20.000 litros. De acordo com a receita, realiza-se a moagem de Maltes nacionais e importados e dissolução em água, que ocorre na tina do meio, ocorrendo a mosturação (isto é, a solubilização por tratamentos térmicos do amido e proteínas do Malte, através de substâncias produzidas na maltaria). Após a filtragem do Mosto (chá do Malte – rico em açucares e proteínas), que ocorre na tina da direita, o mesmo é encaminhado para a tina da esquerda para sua fervura com os lúpulos importados (que são a flor feminina de uma trepadeira que cresce em países de clima frio e fornecem o amargor e aroma ao Mosto).

dsc017581

Segue-se o resfriamento do Mosto fervido para o tanque higienizado, contendo o Fermento Cervejeiro de baixa fermentação, que também é importado. Para encher cada tanque de 4.000 litros são necessários duas bateladas seguidas, ou seja, cerca de 14 horas de processo.

dsc017571

Através de processo controlado de fermentação dos açúcares do Mosto pelo Fermento, por pelo menos cerca de uma semana, produzindo Álcool,Gás Carbônico e calor; e depois de descanso por 2/3 semanas num processo de maturação a  Zero Grau Celsius, sob pressão, onde promove-se o arredondamento do paladar da Cerveja.

dsc01760

Filtra-se a Cerveja Crua, retirando o Fermento remanescente, deixando a mesma pronta para ser saboreada, sendo embarrilhada (Cerveja crua ou Chopp) ou engarrafada e pasteurizada.

dsc017592

O Chopp Pilsen é uma Cerveja de baixa fermentação, médio teor alcólico (4,3%), de cor clara, com aroma suave de Lúpulo e refrescante. Pode ser consumido sem filtrar (Lager) ou filtrado.

dsc017651

A GaudenBier também fabrica o Pilsen Gold, que é uma Cerveja de baixa fermentação, médio teor alcoólico (4,9 %), de cor dourada, um buquet mais encorpado, com aroma e amargor suave e refrescante. E também o Chopp Escuro, que é mais encorpado e adocicado.”                                                                                                                                                                                  

Um agradecimento especial a Gilson Zapparolli, Mestre Cervejeiro, que explicou com uma clareza e conhecimento fora de série!

dsc01767

Algumas curiosidades bacanas:

1) Na Maltaria o grão do cereal Cevada é deixado germinar com água, para a produção de determinadas substâncias que são necessárias para a produção da Cerveja, e após a secagem deste grão geminado, passa a se chamar Malte;

2) A Cerveja Crua ou Chopp não passa pelo processo de pasteurização, possuindo uma validade de 5 dias após o embarrilhamento;

3) A Cerveja pasteurizada é obtida através do aquecimento e resfriamento rápido após o envase da Cerveja Crua, o que confere maior estabilidade microbiológica ao produto e aumentado o prazo de validade para 6 meses;

4) A palavra Chopp vem do alemão Schoppo e indica uma medida de volume de 300 ml;

5) A temperatura ideal para o consumo do Chopp é 5 Graus C, chegando à mesa a 2/3 Graus C.

Parabéns à GaudenBier e ao Vinicius (proprietário)!  Sucesso nos novos projetos!

MICRO CERVEJARIA  GAUDENBIER

Av. Manoel Ribas, 7015

Santa Felicidade   Curitiba  Paraná

Tel.: 41 3273 6666

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 0 comentários

  1. ger siqueiraaldo

    como faço pra vender essa cerveja aqui em telemaco borba pr

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.