Ovo Mole com Caviar de Quiabo.

O Quiabo proporciona muitas preparações.

Muito utilizado na culinária africana, o Quiabo adaptou-se bem no Brasil. Hoje é parte do cotidiano de muitas famílias. Figura até entre pratos típicos regionais, como o mineiro Frango com Quiabo.

Esta planta, uma vagem cilíndrica, tem em seu interior pequenas sementes esféricas. Estas sementes possuem uma película, que ao ser mordida explode na boca.

As sementes já eram utilizadas em outros pratos, principalmente de origem indiana e mesmo africana. Quem teve a idéia de batizá-las de Caviar, foi a Chef Roberta Sudbrack. Assim, as sementes foram alçadas ao status de Caviar Nacional, logo caindo no gosto de diversos outros Chefs.

Esta semana, folhando a revista Gula, cheguei a um artigo sobre a gema do ovo. Sempre fui fã incondicional de ovos. Existem poucas coisas mais gostosas que um ovo com a gema mole, quase crua. A textura é inigualável.

Uma das receitas que a Gula trouxe, foi Ovo Mole com Caviar (Ouef à la Coque). Relacionar uma coisa a outra foi um pulo. Ovo Mole com Caviar de Quiabo.

Caviar de Quiabo

Com o auxílio de uma faca, retire as pontas dos quiabos. Abra ao comprido e retire as sementinhas com cuidado. Vá colocando em um recipiente com água e um pouco de suco de limão.

Um pouco antes de usá-lo, ferva durante 4 minutos em água com sal. Reserve morno.

Ovos Moles

Para fazer ovos moles, cozinhe ovos caipiras por 3 minutos em água fervente. Retire e esfrie um pouco. Corte uma tampa, mexa suavemente com uma colher. Coloque um pedacinho de manteiga e tempere com Flor de Sal de Guèrande e pimenta-do-reino. Deposite um pouco do Caviar de Quiabo e sirva imediatamente.

Uma bela maneira de apreciar Quiabos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Carolina

    Caramba!
    Quando você me contou o que ia fazer pro Oba eu já fiquei impressionada… depois de pronto então?
    Adorei a foto!

    beijones

    Carol

  2. ana maria leal ferriani

    Simples e chique…adorei! Parabéns pela ideia.

  3. Marcia Azevedo

    Estou no céu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.