Capponata Brasil

Home / Entradas / Capponata Brasil

Capponata Brasil!

dsc03023

O Oba traz hoje uma adaptação de um dos antipastos mais conhecidos no mundo inteiro: a Capponata!

Típica da Ilha de Sicilia, a Capponata é prima do Ratatouille francês. Feito com berinjelas, abóbrinhas, pimentões, cebolas e temperos cozidos e amaciados em vinagre com açucar, é servido com pão antes das refeições.

Nesta adaptação usei ingredientes muito usados no Brasil: quiabo, pimenta cambuci e castanha-do-Pará! Procurei manter o “espírito” da Capponata, porém dando um toque de brasilidade. O resultado é surpreendente!

Passo a receita em uma quantidade grande (já que ela se conserva bem em refrigerador). Procurem ter tudo à mão, picado e cortado, para não perder o ponto de nenhum ingrediente!

dsc03024

INGREDIENTES (8 a 12 porçóes com antipasto)

2 cebolas médias

250 ml de azeite do oliva extravirgem

1 lata de tomates com o caldo

1 amarrado de salsa, folhas de salsão e ramos de tomilho

4 dentes de alho grande em fatias finas

16 quiabos de 8 cm cada (lave-os, apare a ponta em círculo e corte a outra ponta. Divida-os em dois)

1 berinjela grande, cortada em cubos e com a casca

6 pimentas cambuci cortadas em tiras no sentido do comprimento

150 g  de azeitonas sem caroços (usei verdes e pretas)

60 ml de alcaparras lavadas e escorridas

2 colheres (chá) de tomilho fresco

2 colheres (sopa) de açucar

125 ml de vinagre de vinho tinto de boa qualidade

50 g de uvas passas

50 g de castanha-do-Pará moída

Sal à gosto

PREPARO

Descasque a cebola, retire as pontas e corte ao meio, no sentido do comprimento. Arrume cada metade com o lado cortado para baixo e corte atravessado em fatias finas.

Numa panela funda, aqueça o azeite e coloque a cebola. Cozinhe em fogo baixo até que esteja macia e transparente. Adicione a pimenta cambuci e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque uma pitada de sal.

Processe os tomates com o suco e junte a panela. Adicione o amarrado de ervas e cozinhe por 20 minutos. Coloque o alho e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. As verduras devem estar cozidas mas firmes. Retire a panela do fogo e reserve.

Em outra panela, aqueça 60 ml de azeite e adicione o quiabo. Cozinhe por aproximadamente 7 minutos. Retire, coloque em uma tigela e tempere com sal.

Na mesma panela aqueça o azeite restante em fogo moderado. Junte a berinjela e cozinhe por 3 minutos, até que ela absorva todo o azeite. A berinjela deve permanecer firme. Junte a berinjela e o quiabo à mistura de tomates. Corrija temperos e leve ao fogo baixo até que tudo adquira uma consistência gelatinosa (cerca de 15 minutos).

Em uma tigela pequena, junte o vinagre e o açucar e mexa bem até dissolver. Junte o vinagre com açucar, as azeitonas, as alcaparras, as uvas passas e a castanha-do-Pará e cozinhe por 1-2 minutos, mexendo para os sabores se misturarem. Deixe esfriar, acondicione em recipiente e leve ao refrigerador.

Sirva frio (não gelado), com fatias de torradas com azeite!

dsc03025

Você pode polvilhar orégano na hora de servir. Fica a sugestão do Oba para esta Capponata abrasileirada!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente