Uma receita inspirada.

A receita de hoje foi inspirada em uma pessoa muito especial.

Pensando na receita de hoje para o OBA, me lembrei de minha amiga Andrea Pires. Dia destes,conversando com ela pelo Twitter, a Andrea começou a me contar de um jantar que estava fazendo. A entrada do  jantar eram bruschettas de cogumelos. Cogumelos puxados em azeite trufado. Uma entrada perfeita, para qualquer tipo de cardápio.

Nesta dúvida do que publicar hoje, a lembrança do jantar da Andrea veio a calhar. Não me lembro exatamente o que ia nas bruschettas  preparada por ela. Fiz do meu jeito, como uma homenagem ao bom gosto desta querida amiga.

Bruschettas são uma especialidade da Toscana e Umbria, na Itália. Seu nome quer dizer “grelhar sobre carvão”, como são feitas originalmente. São fatias de pão, recobertas com ingredientes diversos. Alho é sempre esfregado nas fatias, deixando um sabor suave e maravilhoso.

O pão utilizado é normalmente o italiano. Eu utilizei uma baguete com provolone, um tipo de pão facilmente encontrado aqui.

INGREDIENTES

2 baguetes de pão italiano (ou outro de sua preferência)

100 g de cogumelos Paris, em fatias de 1/2 cm

1 tomate grande, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos

Fatias de mussarela de búfala

1 colher (sopa) de azeite trufado

1 colher (sobremesa) de manteiga

1/4 de copo de vinho branco seco

1/4 de cebola, picada finamente

1 dente de alho, picado finamente

2 dentes de alho descascados

PREPARO

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite trufado e a manteiga. Adicione a cebola e o alho e deixe amolecer. Junte os cogumelos e o vinho. Deixe cozinhando até o líquido secar. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Corte as baguetes em fatias de 1 cm e meio. Esfregue o alho em um dos lados das fatias. Leve a forno pré-aquecido até tostar ligeiramente.

Retire e prepare para a finalização. Cubras as fatias com o queijo. Coloque o tomate e os cogumelos e volte ao forno até o queijo derreter. Este processo é bem rápido. Tome cuidado.

Retire e sirva ainda quente.

Bruschettas são uma delícia. Como antepasto são perfeitas, mas caem bem em qualquer hora do dia. Muito obrigado pela idéia,  Andrea!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Andrea

    Orlando, vc eh mesmo um querido!!!
    Vc conseguiu melhorar ainda mais a receitinha das brusquettas!!!
    Fico feliz! Obrigado pelo carinho!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.