Bolovo – Delícia de quitute de boteco

Home / Carnes / Bolovo – Delícia de quitute de boteco

Um dos petiscos de boteco mais apreciados pelo Brasil é o Bolovo, ovo cozido envolto com carne moída, empanado e depois frito. Com uma combinação assim, não tem como não ter uma legião de fãs.

Bolovo

O Bolovo não é uma exclusividade de botecos brasileiros, tendo várias versões espalhadas pelo mundo. A mais conhecida vem do Reino Unido, o Scotch Egg, preparado da mesma maneira, mas com carne suína.

Apesar de não exigir grandes técnicas, preparar um Bolovo tem seus segredinhos. O principal deles está na escolha da carne. Ela deve ser mais gordurosa. O tempero vai de sua preferência, podendo ir do sal e pimenta básicos até incluir mais ingredientes, como mostarda, molho inglês, cheiro-verde, entre outros. Nesta receita que passo para vocês, eu utilizei ovo de codorna, por achar mais delicado para servir e para comer. O original utiliza ovo de galinha.

 

Bolovo

por 30 de junho de 2016

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 15 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe os ovos de codorna contando 3 minutos depois que a água começar a ferver. Retire e mergulhe em água gelada.

Tempere a carne com o sal, a pimenta, o molho inglês e a mostarda. Descasque os ovos com cuidado. Abra porções da carne na palma da mão, coloque o ovo de codorna, envolva completamente e feche.

Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Passe os bolovos pelos ovos batidos, empane com a farinha Panko e frite até que dourem por igual. Sirva acompanhado de um molho de sua preferência ou somente uma pimenta e mostarda.  Aqui eu utilizei uma maionese com Crem, raiz forte.

Bolovo 3

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente