Um bolo e um gostoso encontro familiar.

Nossa colunista Sarah Abreu participa no OBA hoje com um belo bolo.

Bolo de pêras carameladas para um gostoso encontro familiar

Adaptado daqui: http://pt.petitchef.com/receitas/bolo-de-peras-fid-219225

Minha cunhada sempre dá um pulinho aqui. Suas visitas são sempre regadas a boas conversas, muitas risadas e principalmente, muita comida! E eu que adoro fazer sobremesas, não poderia deixar  passar a oportunidade de usar umas pêras já quase murchando na fruteira.

Comprei com a promessa do feirante de que elas ficariam ótimas em 3 dias, molinhas… Não ficaram, tentei comer, mas não deu. Resolvi esperar mais uns dias e, nada! Continuaram assim. Então, lembrei-me de que havia feito um bolo de pêras uns meses atrás e tinha ficado muito bom. Resgatei a receita e mandei bala! A única diferença é que da outra vez a frutas estavam suculentas, então o caramelo tinha mais líquido, de qualquer forma, cozinhando as pêras um pouquinho mais, consegui deixá-las com uma textura e sabor ótimos! O bolo não durou quase nada!

BOLO DE PÊRAS

Pêras carameladas:

5 pêras maduras

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1/2 xícara de chá de açúcar demerara

6 colheres de sopa de leite integral

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de suco de limão

Massa:

100 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

300 g de açúcar refinado

3 ovos em temperatura ambiente

2 colheres de café de essência de baunilha

230 g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

1/2 xícara de chá de leite integral

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Preparação:

Ligue o forno a 190º. Unte uma fôrma redonda (24cm de diâmetro) e forre o fundo com papel manteiga. Passe manteiga no papel e enfarinhe a fôrma.

Corte as pêras em quatro e leve ao fogo para caramelizar com a manteiga e o açúcar demerara. Deixe até dourar, virando as frutas de vez em quando. Acrescente o leite, vire as pêras. Espalhe o suco de limão. Mexa de novo. Deixe até que as frutas estejam cozidas.

Arrume  as pêras caramelizadas no fundo da forma e polvilhe com a canela.

Reserve.

Massa:

Bata a manteiga até virar um creme. Junte o açúcar bata mais um pouco, até virar um creme claro e fofo. Acrescente os ovos um a um, batendo bem à cada adição. Junte a baunilha.

Em velocidade baixa, junte a farinha, o fermento e o leite até a mistura ficar homogênea. Despeje na fôrma, por cima das pêras. Dê uma batidinha na fôrma para assentar melhor a massa.

Leve ao forno por cerca de 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por cerca de 20 minutos e desenforme. Sirva morno com uma bola de sorvete de macadâmia ou baunilha.

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.