Batatas e Ovos

Home / Entradas / Batatas e Ovos

Batatas com Ovos – Rösti mit ei!

Rösti mit ei  é uma receita típica suiça. Trata-se de Batata Rösti servida com Ovos. Feita de maneira rústica, muito popular, o prato é servido nas fazendas, como café da manhã. É uma receita gostosíssima e de alto valor nutritivo. Na Suiça ela não é recheada (como farei) e não utiliza todos os ingredientes que usei. É simplesmente misturada com Bacon, Cebola e Salsinha e preparada numa omeleteira, ficando com formato de disco, servida com dois Ovos. Eu modifiquei um pouco a receita, mas mantendo sempre a essência. Na safra de Alcachofras costumo comer muitas, e vou guardando os fundos e congelando, então tinha aqui em casa e utilizei, assim como a Mussarela de Búfala,  usada em uma postagem sobre Bruschettas.

Ingredientes

3 Batatas médias

20g de Bacon em tirinhas

1 Cebola bem pequena picada bem fininho

1 Ovo

2 colheres (sobremesa) de Azeite de Oliva Extravirgem

2 fundos de Alcachofra (já cozidos) cortados em tirinhas de 1 cm de espessura

1 bolinha de Mussarela de Búfala

1 dentinho de Alho

30 g de Parmezão ralado na hora

Noz moscada a gosto

Sal e Pimenta na altura

Preparo

Faça o recheio: aqueça um pouco de Azeite em uma panela pequena; coloque o Alho e a Alcachofra; tempere com sal e Pimenta e deixe dourar. Reserve.

Para a Batata:

Cozinhe as batatas (com casca) na véspera e reserve na geladeira. No dia seguinte, descasque as batatas e rale no ralo grosso. Pique a Cebola e junte à Batata; rale o Parmesão e adicione também; tempere com Noz moscada, Sal e Pimenta e mexa com cuidado. Você vai precisar de uma frigideira pequena. Eu possuo uma de ferro, muito boa para este preparo, vale o esforço da aquisição. Coloque o Azeite na panela. molhe as mãos em água (para facilitar o manuseio) e forre a panela com metade da Batata, sem apertar muito. Coloque o recheio por cima, juntamente com a Mussarela de Búfala.

dsc01402 

Cubra com o restante da Batata. Leve a frigideira em fogo alto e deixe até dourar. Cuidadosamente, ou com o auxílio de outra frigideira, vire e doure o outro lado. Retire e reserve em local aquecido.

dsc01404

Frite o Ovo da maneira habitual, deixando a gema mole. Depois de pronto, deposite em cima da Batata.

dsc01406

dsc01407

Se preferir, ou for servir em uma ocasião mais especial, faça um corte no meio do Ovo para deixar a gema escorrer. Com certeza o visual ficará mais atraente!

dsc01411

Uma receita maravilhosa, Rösti mit ei , ou simplesmente Batata Röstie com Ovo! Vale a pena experimentar!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 0 comentários
  • Rosana
    reply

    Show, show….muito bom……..

  • Rodrigo
    reply

    Mas Bah tchê! Ta dando água na boca.

Comente