Batata Gratinada com Frango ao Molho – Esticando o domingo

Home / Aves / Batata Gratinada com Frango ao Molho – Esticando o domingo

Aqui pelo sul do Brasil um dos pratos mais preparados no domingo é Frango ao Molho. Normalmente acompanhado de polenta, ele aparece em diversas mesas nos almoços familiares, especialmente se a família tem descendência italiana. Como todo italiano que se preze, uma das características de suas mesas é a fartura. O frango acaba sempre sobrando e virando o almoço da segunda. O OBA Gastronomia de hoje traz uma super sugestão para aproveitar de uma maneira diferente o que restou do domingo.

Batata gratinada com galinha

Batata Gratinada é um prato relativamente simples, exigindo apenas um pouco de paciência na hora de levar ao forno. Um prato suculento e que torna-se ainda mais irresistível quando recebe uma camada de “recheio” de Frango ao Molho. Um prato que pode ser servido acompanhado apenas de uma salada, quem sabe a tradicional Escarola com Bacon. No mais, é começar a semana com o estômago sorrindo.

Batata Gratinada com Frango ao Molho

por 4 de abril de 2016

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 50 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire a carne de frango dos ossos e desfie. Mantenha no molho.

Ferva o leite e deixe amornar. Descasque e corte as batatas em rodelas finas. Leve para cozinhar um pouco (cerca de 5 minutos depois de começar a ferver a água. Escorra e coloque em uma tigela.

Bata o ovo e misture ao leite, juntamente com o sal, a pimenta e a noz-moscada e 2/3 do queijo Muçarela. Despeje por cima das rodelas de batata, apenas cobrindo-as, e misture bem com uma espátula.

Esfregue um dente de alho em uma forma refratária e unte com bastante manteiga. Coloque duas camadas de batatas e espalhe a camada de frango com o molho. Complete com mais uma camada de batatas. A altura deve ser no máximo 1 cm da borda da forma. Polvilhe o Muçarela restante e cubra com alumínio. Leve ao forno pré-aquecido em 180° por 45 minutos. Ao final deste tempo, retire o alumínio, polvilhe o queijo Parmesão, suba o fogo e deixe por mais 5 minutos ou até que gratine.

Sirva imediatamente.

Batata gratinada com galinha 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente