O azeite e a crise na Grécia.

Hoje, uma matéria de Laura Reinas sobre como a crise na Grécia chegou até o azeite.

Crise na Grécia afeta a produção de azeite?

A crise financeira na Grécia pode trazer muitos problemas para outros países da União Européia por todos fazerem parte de uma moeda única, e essa crise ainda ajuda na desvalorização da mesma.

A Grécia principalmente está elevando taxas de impostos, o preço do combustível e congelamento do salário público. Medidas que não agradaram a todos, mas são necessárias para controlar a economia e economizar até 4,8 bilhões de euros para ajudar a tirar o país da crise.

Isso talvez afete a produção local de azeites de uma forma indireta, porque com impostos mais altos e preço de combustível elevado, o produto final também sofre um aumento proporcional.

Com uma de suas maiores riquezas, suas oliveiras de mais de 4000 anos e uma produção anual de aproximadamente 400 mil toneladas de óleo, a Grécia é o terceiro maior produtor mundial e grande consumidor também.

De acordo com a mitologia grega, a deusa Atena foi quem presenteou os humanos com a oliveira, árvore símbolo do país, e com isso conseguiu a cidade em seu nome. A oliveira é tão importante para o país que além de ser seu símbolo é considerada sagrada, e de acordo com a lei de Sólon (um dos sete sábios da Grécia antiga), qualquer um que maltratasse ou destruísse essa planta, era julgado na corte e considerado culpado com uma sentença de morte decretada.

O uso de azeite no país não é somente para a gastronomia, é muito usado também por causa de seus benefícios medicinais, na perfumaria, na limpeza e como combustível para iluminação. Tantas qualidades reconhecidas, que segundo o famoso escritor grego Homero, o azeite pode ser chamado de ‘ouro liquido’ e é um grande patrimônio da humanidade.

Uma pena que um dos países com uma das maiores riquezas histórico-cultural do mundo esteja passando por um momento tão difícil.

Laura Reinas

Fonte: BBC Brasil, 05/2010

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. ganhei um azeite grego, mas achei ele muito forte,que posso fazer para mudar:fabricante agrovim s.a, marca iliada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu